“Paradinha” é a prova de que Anitta é a rainha do marketing


Depois do lançamento do clipe de “Paradinha”, a internet, como de costume, caiu em cima da Anitta.

Uns idolatrando a funkeira carioca que tá chegando cada dia mais perto do sucesso internacional. E outros criticando o fato da música ser cantada toda em espanhol e com uma pegada super forte do Reggaeton. Confesso que eu mesma quando vi o clipe pela primeira vez dei uma estranhada. Cadê a Anitta Rio de Janeiro e batidão? Cadê o funk? Por que ela tá cantando em espanhol?

Mas deixando o purismo de lado, a gente precisa admitir que essa foi mais uma das várias excelentes jogadas de marketing que ela tem feito nos últimos anos. E olha, tá dando certo, porque os números não param de crescer no Youtube, no Spotify e nas pesquisas do google.

[Pesquisa por Anitta no Google trend USA]

A nossa Anitta tá chegando lá e sabe quais são os motivos?

Boom na música latina no mundo

Não é novidade nenhuma que o Reggaeton é o ritmo que mais bomba no mundo nesse momento. Não é a toa que Despacito é a música número 1 do Hot 100 da Billboard há algumas semanas. E por isso mesmo os cantores latinos estão cada vez mais em alta. Lançar uma música em espanhol com várias influências de Reggaeton é a chave pra atingir não só o mercado latino mas alcançar pouco a pouco o cenário internacional. E já fazem pelo menos dois anos que Anitta já se ligava nessa tendência. Tanto que no início do ano passado ela já havia lançado uma versão da música “Ginza”, em parceria com o J Balvin. (Pra quem não se lembra é aquela do refrão “si necessitas Reggeaton, dale”). Depois disso, uma galera, de Justin Bieber a Pharell, se aventurou no Reggaeton.

E o mercado latino é enorme e abrange os EUA.

Se cantando e rebolando no bom e velho português a Anitta já fazia sucesso, cantando em espanhol ela fica muito mais próxima de público alvo que abrange todo um continente. Não só os países de língua espanhola, como também os Estados Unidos, que além de possuir uma quantidade enorme de imigrantes latinos tem absorvido cada vez mais a sonoridade desses lados do sul. Sem contar que o espanhol é a segunda língua mais falada no mundo, ficando atrás apenas do Mandarim.

Parcerias de sucesso

Um dos principais motivos do crescente sucesso da Anitta na cena internacional. Depois de J Balvin, a parceria com o Maluma em “Sim ou Não” foi certeira. Além de ter a chancela do maior astro de Reggaeton da atualidade, a cantora já teve a sua entrada garantida em rádios de outros países daqui da América Latina.

E você pode até não curtir muito a Iggy Azalea, mas a parceria com a cantora australiana foi mais um degrau rumo ao sucesso. O rap pop chiclete da Iggy Azalea tem tudo a ver com as músicas que a Anitta tem lançado nos últimos tempos (principalmente desde o estouro de “Bang”) e se tem uma coisa que as duas sabem fazer muito bem é rebolar!

Lançamento do clipe junto a apresentação no The Tonight Show

O lançamento de “Paradinha” veio logo após a apresentação da Anitta junto com a Iggy Azalea no The Tonight Show by Jimmy Fallon. O Tonight Show, pra quem não conhece, não é só um programa de auditório, mas detêm alguns dos maiores índices de audiência da NBC e da TV americana num geral. É basicamente o horário nobre nos Estados Unidos. E por mais que a passagem da Anitta tenha sido (bem) breve, e tenha até gerado vários memes sobre a situação, a cantora deixa de estar no anonimato e vira alguém que público americano já conhece e que acabou de ouvir na música da Iggy Azalea.

Formato de vídeo feito para o youtube e super produção

Vocês devem ter percebido que o clipe de “Paradinha” é curtinho e tem menos de 3 minutos. Mas isso não é por acaso, o tamanho do vídeo é pensado especialmente pro Youtube, onde vídeos mais curtos costumam ter uma facilidade muito maior de engajamento e atingem mais rápido uma grande quantidade de views. Além disso, todo o clipe foi rodado em Nova York, em diferentes locações da cidade, com profissionais escolhidos a dedo. A direção clipe ficou nas mãos de Giovanni Bianco, o responsável pelos clipes da Madonna. Anitta não poupou mesmo, nem esforços nem grana.

Maravilhosa até comendo salgadinho

-

Você também pode gostar desse assunto. Assista ao vídeo abaixo:

Comentários