Você deveria se colocar no lugar dos outros


Essa semana um assunto martelou muito na minha cabeça: empatia. Pra quem não sabe, a empatia é a habilidade que a gente adquire durante a vida de se colocar no lugar do outro, de ser sensível a ponto de entender o que o outro pode estar sentindo e respeitar isso. A empatia é uma qualidade muito importante nos dias de hoje, principalmente num momento em que vemos tanto preconceito e absurdos sociais sendo praticados.

Sabe a famosa frase “pense duas vezes antes de fazer”? Eu mudaria pra ‘tenha empatia antes de fazer”.

Pra falar do assunto, trago um pouco da palestra da Dr. Brené Brown (adoro essa mulher) pro TED. Ela fala sobre alguns aspectos da empatia e do seu poder na comunicação e percepção do outro como pessoa importante.

empatia

A empatia tem quatro atributos essenciais:

Entendimento de perspectiva – é a habilidade de entender o ponto do outro, o sofrimento do outro, como verdade pertencente a ele. Ou seja, não falar que o amiguinho tá sendo exagerado ou que não é nada demais.

Sem julgamentos – é a habilidade de não julgar a luta pela qual o outro está passando.

Reconhecimento do sentimento – reconhecer o que o outro sente e sentir isso.

Comunicação – falar para o outro que você o entende.

Empatia, no geral, é sentir com a pessoa. É aquela coisa de se identificar, dizer que entende e se mostrar vulnerável. É conexão. Não é dizer que “ah, droga, mas vai ficar tudo bem, viu?”. E é o que a gente mais faz, a gente tenta ser simpático e não empático.

Deixo esse vídeo aqui pra você saber um pouco mais sobre a empatia (em inglês):

Da próxima vez que for conversar com alguém ou dizer algo a alguém, que tal ser mais empático? <3

bovonew1

-

Você também pode gostar desse assunto. Assista ao vídeo abaixo:

Comentários