This Is Us: a série chega num dos seus momentos mais dolorosos


Houve negligência médica em This Is Us?
Conversamos com especialistas para saber a resposta

(CONTÉM MUITOS SPOILERS SOBRE O EPISÓDIO SUPERBOWL SUNDAY)

Após uma temporada e meia e milhares de lágrimas reais e fictícias derramadas, finalmente Jack Pearson morreu. O patriarca da série This Is Us sofreu uma parada cardíaca depois do incêndio que atingiu a casa da família. O herói salvou dois filhos, a esposa e o cachorro, mas acabou não resistindo. Para a trama, a morte já era esperada e é o que faz toda a história se desenrolar, certo?

O que mais angustiou os fãs, porém, foi o fato de ele ter morrido no que pareceu ser ao menos uma hora depois de sair das chamas. Como assim??? Ele já estava no hospital, tinha recebido atendimento, estava bem (um pouco ofegante, ok), só com uma queimadura de segundo grau na mãos e no braço. A equipe médica daquele maldito hospital – lembrando que Kyle, o trigêmeo, já tinha morrido lá 17 anos antes, só pra constar – poderia ter previsto a parada cardíaca que matou Jack?

De acordo com a Dra. Priscilla Matos, cirurgiã da USP, os pacientes que chegam à emergência após inalação de monóxido de carbono têm o nível de oxigênio no sangue monitorado, geralmente por aparelhos simples (que já existiam em 1997, btw) como o saturímetro. Há também o exame de gasometria. Alguém viu algum equipamento ali ou menção a esse exame, minha gente? Acho que não! Ainda segundo a Dra. Matos, apesar de pouco provável, é possível sim que um paciente intoxicado com CO chegue ao hospital aparentemente bem e depois tenha falência muscular dos pulmões, o que leva em seguida a uma parada cardíaca.

Pediatra com experiência em emergências médicas, a Dra. Aline Mendes, do Rios D’Or, acredita que houve uma boa dose de imaginação dos roteiristas: “Me parece surreal. Quando paciente chega à emergência, a principal abordagem é fornecer a máscara de oxigênio…” (cadê a máscara de oxigênio, hospital maldito de This Is Us?? Cadê?? Só vi muito brevemente na ambulância, e ele tirava o tempo todo para falar) “…Forçando muito a barra, daria para pensar que faltou oxigenação no coração, mas acho muita forçação, mesmo.”


Ambas as médicas concordam que é comum que as vítimas de incêndio que apresentem sinais vitais razoáveis (caso de Jack) não sejam entubadas num primeiro momento. Ok.

Acredito que todos seguimos desolados e ainda em busca por respostas, certo? Rebecca explicou a Miguel que o marido sofreu um “widowmaker heart attack”, em tradução livre, ataque cardíaco fazedor de viúva. O site americano Time.com entrevistou o Dr. Richard Katz, especialista em doenças cardíacas. Em matéria publicada nesta semana, ele explicou que sim, é possível que o estresse gerado aos pulmões de Jack tenha causado a obstrução fatal de uma importante artéria, mas apenas se ele já tivesse um bloqueio crescente ali, geralmente causado por sedentarismo e fatores genéticos, por exemplo.

Resumindo, a equipe médica falhou em não medir o nível de oxigênio de Jack ou oferecer a máscara por mais tempo! Porém, de acordo com Dr. Katz e a questão da (pré-)obstrução da artéria, a culpa da parada cardíaca não foi só do incêndio em si. Já está na hora de a Kate parar de se martirizar por causa do resgate do cachorro!

Seguimos acompanhando This Is Us com o coração na mão, sem saber como personagens tão complexos e queridos conseguiram seguir a vida depois dessa tragédia

Minha vontade é de pedir licença do trabalho devido a morte na família #JackPearson #RIP #tristeza

-

Você também pode gostar desse assunto. Assista ao vídeo abaixo:

Comentários