8 dicas para descobrir se você está numa empresa ruim para se trabalhar


Quase todo mundo que já trabalhou (ou estagiou) teve experiências ruins em algum momento. A culpa nem sempre é da empresa, às vezes o nosso perfil não se adequa àquela proposta de trabalho. Porém, parte do tempo as empresas é que não estão adequadas à gestão de pessoas ou até mesmo à lei. Se você entrou em um trabalho novo e está desconfiado do ambiente, preste atenção e leia as 8 dicas para descobrir se você entrou numa furada.

Observe o turnover  – Esse não é um fator determinante, mas se muita gente sai da empresa, demitido ou não, acenda um alerta vermelho. Nem adianta perguntar o motivo para aqueles que saíram, geralmente mentem: é mais fácil o ex-colaborador dizer que conseguiu outro emprego do que admitir que acha a empresa ruim ou que teve problemas com fulano.

Pesquise a empresa no Google e nas redes sociais – As ferramentas de busca estão nas nossas mãos, e ainda assim as deixamos de lado. Vale a pena pesquisar tanto a empresa quanto a chefia. Como é a reputação da organização? Se houver muitas reclamações on-line, cuidado: uma empresa que trata mal os clientes pode tratar mal os funcionários. Ah, veja também ações judiciais.

Fique atento à comunicação dentro da empresa  – Não quero dizer que a empresa tenha que ter um departamento de comunicação interna estabelecido nem montar um mural maravilhoso. Só acho que você deve desconfiar se o seu chefe diz que você vai receber X por uma tarefa e na hora H você recebe ½ X e diz que você deve ter entendido errado.

Converse com um colega que está lá há mais tempo – Trabalhei com vendas uma vez e levei um calote do meu gerente. Se apenas eu tivesse perguntado para uma menina que tinha sido da equipe dele… Ela já tinha passado pelo mesmo problema. Não custa conversar com quem tem mais experiência que você.

Há muita competição? – Novamente, não é um fator determinante, mas se o ambiente for cheio de rixas – entre equipes ou departamentos – fique atento a quem estimula essa competição e tente entender os motivos. Principalmente, não vá na onda das brigas para evitar desgastes.

Se liga na ética – Se sua chefia te obriga a alterar dados no relatório para maquiar alguma coisa, se te ensina a enrolar o cliente como estratégia de negócio, se foge de responsabilidades quando é questionado por superiores… Se liga! Os sinais de que a empresa não é legal e pode te enganar também estão aí.

Pergunte. E estranhe muito se não obtiver respostas– Tem dúvidas sobre algum processo técnico, comportamento ou até mesmo fofoca que esteja te incomodando a ponto de atrapalhar o seu trabalho? PERGUNTE. Ache especialmente estranho se fizer uma pergunta direta a um colega ou superior e sair sem resposta. Nem que a resposta seja “Infelizmente, não estou autorizado a comentar esse assunto”, você é digno de ter dúvidas esclarecidas.

Não ache que com você vai ser diferente – Sei que você é especial, resiliente, fora da curva. Mas não tem jeito: se você recolheu as informações acima e verificou que muitos funcionários e ex-funcionários estão insatisfeitos, saiba que o próximo a ficar mal pode ser você.

 

Descobriu que está em uma empresa ruim? Não se preocupe muito, respire fundo e continue a procurar um lugar que realmente te mereça e valorize seu conhecimento e profissionalismo. Ainda bem, você não é uma árvore e pode mudar de lugar. =)

-

Você também pode gostar desse assunto. Assista ao vídeo abaixo:

Comentários