3 frases de Moulin Rouge pra você refletir sobre relacionamentos


Moulin Rouge está no meu Top 5 filmes da vida – ainda mais por ser um musical (sou viciado em musicais). O clima burlesco, Paris, dança, música, amores impossíveis e Nicole Kidman tornam o filme uma mistura irresistível pros românticos incuráveis como eu.

Mas não, Moulin Rouge não se resume só a isso. Se a gente for prestar atenção, existem trechos do musical que servem pra gente refletir sobre os relacionamentos em geral (e até os nossos). Hoje eu separei algumas das minhas frases favoritas pra mostrar vocês. Ah, claro que elas foram adaptadas pra algo que fizesse mais sentido em português, mas coloquei a versão original ao lado. 😉

1) “A coisa mais importante que você pode aprender é amar e ser amado de volta.” (The greatest thing you’ll ever learn is just to love and be loved in return.)

Reciprocidade é tudo nessa vida. Sei bem o que é amar sozinho, sei bem o que é deixar alguém amar sozinho. Corrói a gente nas duas situações, a menos que você seja um egoísta/masoquista que não se importa com sentimentos, mas com presença. Aprender (e ter a sorte de) a encontrar um amor que ame a gente também, que sinta junto com a gente aquelas coisas todas que se passam pela nossa cabeça. Quando você encontra a pessoa certa, você entende o que é aprender essa lição.

2) “Você pode ir embora, mas não me engane, e por favor acredite quando eu digo que te amo.” (You’re free to leave me, but just don’t deceive me, and please believe me when I say I love you.)

Ninguém é âncora de ninguém. Acho que é a coisa mais difícil de se entender num relacionamento. A outra pessoa pode sempre escolher ir embora, ela não é sua. Ter isso claro em mente traz dois cenários. O primeiro pode ser pessimista, encher a gente de medo de que a pessoa vá embora a qualquer hora, de que sofreremos quando isso acontecer e tudo mais. O segundo pode ser mais tranquilo: a pessoa pode ir embora, mas resolveu ficar porque foi cativada, porque ama a gente, porque nós fazemos algum bem à ela. Além disso, a frase lembra da necessidade de se escolher entre ser leal e dizer a verdade. De nada adianta ficar se não for de todo o coração. De nada adianta ficar se não for amor.

3) “Nós somos criaturas do submundo. Não podemos ter amor.” (We are creatures of the underworld . We can’t afford to love.)

Pode parecer bobagem, mas algumas pessoas realmente acham que não merecem vivenciar o amor, não merecem que alguém as ame. Esse sentimento é venenoso demais, tira a humanidade que a gente tem, faz com que julguemos nossas características de uma perspectiva muito errada. Todo mundo merece viver isso, por pior que possa parecer ser. Todo ser humano sofre uma transformação bizarra quando ama. Ou vai me dizer que você nunca conheceu um lado da pessoa que nenhuma outra pessoa conheceu antes? Até as criaturas do submundo possuem um lado que brilha no meio de tanta escuridão quando ama.


Hey, o meu livro “Por Onde Andam as Pessoas Interessantes?” está à venda. Se você gostou desse texto, acho que vai gostar muito do livro. Dá uma olhadinha aqui e aproveita pra comprar logo o seu! 😀

Venda na livraria:
Cultura: http://bit.ly/1jMoz1y
Saraiva: http://bit.ly/1FROwaf
Travessa: http://bit.ly/1FROIq1

bovonew

*Para fins de direitos autorais, declaro que as imagens utilizadas neste post não pertencem ao blog. Qualquer problema ou reclamação quanto aos direitos de imagem podem ser feitas diretamente com nosso contato. Atenderemos prontamente.

Comentários