Fiz uma enquete na semana passada: qual série tem a melhor música de abertura? Não é a ~abertura~ mais legal, é a melhor ~canção~. Juntei as respostas que recebi com meu gosto pessoal e montei essa lista com as 10 mais legais.
10 – The OC: California Here We Come
Essa inesqucível música, que virou hino da adolescência de muita gente, é da banda Phantom Planet. Antes de estar na abertura de “The O.C.”, ela tocou na trilha do filme “Orange County” (no Brasil, “Correndo Atrás do Diploma”), com Colin Hanks e Jack Black.
9 – Mary Tyler Moore: Love is All Around
Provavelmente a abertura mais icônica de todas. A série dos anos 1970 focava em Mary, uma mulher solteira e independente e que trabalhava fora (feministas say yeah!) e a abertura mostrava de forma fofa um pouco de sua rotina – mesmo que o seriado fosse uma comédia. A prova de que ela foi importante? Olha só quem amava a série a ponto de fazer sua própria versão…
8 – Weeds: Little Boxes
A abertura de “Weeds” é super legal. Ela foi escrita por Malvina Reynolds em 1962 (e se tornou um sucesso no ano seguinte com Pete Seeger) e é um protesto contra a classe média conformista, com os mesmo objetivos e sonhos, que fabrica pessoas com as mesmas ambições (e a abertura ilustra bem isso). As “pequenas caixas” do título são as casinhas do subúrbio americano, feitas do que ela chama de “ticky-tacky”, que é uma gíria pra material de construção de má qualidade.
Obviamente a música foi gravada por muita gente desde 1962 e a própria série já fez rodízios de versões na abertura. Essa acima é da Regina Spektor.
7 – Os Normais: Você é Doida Demais
Na verdade, a música original tem mais a ver com um cara que estava pensando em pedir uma mulher em casamento mas percebeu que, na verdade, ela é… bom, doida demais. E era melhor ele fugir enquanto dava tempo. Qualquer semelhança com Vani e Rui não é coincidência – apesar de que os personagens da série global se amam muito, né?
6 – The Nanny: The Nanny Named Fran
A música é de Ann Hampton Callaway (que escreve para Barbra Streisand e do musical “Swing!”) e da sua irmã Liz Callaway, e ficou famosa por ser direto ao ponto: em poucas palavras ela te conta rapidinho o argumento da série enquanto apresenta os personagens. Assim fica fácil começar a assistir o seriado de qualquer ponto.
5 – The Fresh Prince of Bel Air
A mesma coisa acontece aqui. Logo na abertura Will Smith conta que se envolveu com uma galera da pesada e precisou ir morar com a parte rica da família, te deixando a par do assunto da série – a letra é em parceria com Quincy Jones III. A abertura é tão icônica que todo mundo riu e entendeu quando Jimmy Fallon fez uma paródia quase 20 anos depois, quando seu “Tonight Show” foi ser gravado em Los Angeles (atualmente ele fica em Nova York).
4 – Gilmore Girls: Where You Lead
Nada combina melhor com aquela abertura outonal de “Gilmore Girls” que Carole King, né? A letra fala sobre companheirismo e tem tudo a ver com a relação de Lorelai e Rory. Curiosidade: a cantora aparece na série! Ela é Sophie, a dona da única loja de discos e instrumentos de Star Hollow que foi quem vendeu a primeira de bateria para Lane. Awn! Simbólico.
3 – Orange in the New Black: You’ve Got Time
Quando comecei a ver a série eu pensei: “nossa, que abertura longa”. Dois episódios depois eu já tava gritando: “the animals, the animals…!”
Regina Spektor escreveu a música sob encomenda de Jenji Kohan, criadora da série, que ia enviando pra ela trechos dos primeiros episódios (ainda sem editar) pra ela entender o mundo das detentas de Litchfield. Em uma entrevista para a Rolling Stone, ela conta como foi mostrar a faixa pronta para Kohan: “Ela escutou com fones de ouvido e depois virou para mim: ‘Isso é demais, eu amei! É incrível! Isso é perfeito’. Ela sincronizou com a abertura e eu vi as fotos de todas as prisioneiras e tudo fez sentido. Pensei ‘uou, encaixou direitinho’.”
2 – Friends: I’ll Be There For You
A música da abertura de “Friends” é muito influenciada por Beatles. Ela foi escrita pela banda The Rembrandts em parceria com os produtores da série, David Crane e Marta Kauffman, além de Michael Skloff (marido de Kauffman) e Allee Willis – mas a ideia inicial deles era que a letra fosse oferecida para o They Might Be Giants ou R.E.M. Quando a série estourou, a música tocava sem parar nas rádios (mesmo sendo curtinha) então a banda foi obrigada pela gravadora a fazer uma versão longa para o disco deles de 1995 – e ela atingiu o #17 no Hot 100 da Billboard e o disco foi platina.
1 – True Blood: Bad Things
Essa música canastrona dá um arrepio inexplicável, né? E tem tudo a ver com a série. Ela é do cantor country Jace Everett. Basta ouvir uma vez pra ficar com ela na cabeça.