Sua preferência por séries ou filmes pode explicar muito sobre quem você é


Sou um amante incontrolável de filmes e séries. Troco fácil uma balada barulhenta por uma noite assistindo episódios das minhas séries favoritas ou aquele filme do qual todo mundo está falando sobre. Talvez eu esteja ficando velho ou apenas descobri que a assinatura da Netflix é mais barata que a entrada de uma festa, as bebidas e o táxi. Meu bolso agradece. Os produtores e taxistas cariocas, nem tanto.

O ponto que eu quero abordar nesse texto surgiu em uma das vezes em que fui procurar por um título para assistir, mas eu não fazia a menor ideia do que eu queria ver. E não saber o que você quer assistir é tão ruim quanto chegar num restaurante, folhear o cardápio e nada te apetecer. Ou quando você abre o guarda-roupa, mas as roupas te olham com desprezo e você apenas chora baixinho enquanto brada ao universo que não tem roupa pra sair (mesmo tendo gasto metade do seu salário em roupas na semana anterior).

Nesse momento de indecisão, olhei pra tela da TV e me perguntei: “Hoje eu quero assistir algo que vá me prender por semanas ou só até os créditos subirem?”. De repente eu percebi como essa resposta tinha mais a ver com a minha vida do que eu imaginava. Afinal, eu sou uma Pessoa de Séries ou uma Pessoa de Filmes?

gossip girl

Problemas nas séries X Problemas nos filmes:

Todos nós odiamos problemas, no máximo nós gostamos de resolvê-los e tirar esse peso das nossas costas. Séries e filmes tratam da resolução de problemas de forma completamente diferentes. Enquanto os filmes se preocupam em resolver seus problemas antes do desfecho de suas personagens, nas séries os problemas podem durar várias temporadas ou, até mesmo, ter toda a sua história girando em torno deles. Você é do tipo que resolve logo ou do tipo que empurra com a barriga, podendo até fazer toda a sua história girar em torno de seus problemas?

Vínculos com personagens de séries X Vínculos com personagens de filmes:

Este é um ponto crucial dessa análise. Eu me apego muito fácil, sabe? Do tipo que já fez amigos pra vida toda na área de fumantes de uma festa (mesmo que hoje eu nem lembre seus nomes, naquele momento nós juramos amor eterno). O fator que nos prende a uma série são suas personagens! Um bom roteiro pode funcionar no começo, mas em longo prazo, se você não for completamente apaixonado por pelo menos uma personagem e houver um deslize na história, você não vai se importar em continuar assistindo-a. Enquanto nos filmes, as personagens podem até ser cativantes, mas elas são só uma ponte para a história que é o que realmente vai te prender.

Nas séries você tem tempo para se aprofundar, conhecer e se identificar (ou não) com todo mundo, enquanto nos filmes você não tem. Você pode amar o cabelo vermelho da Natalie Portman em Closer, o sofrimento da Julia Roberts procurando o equilíbrio em Eat, Pray, Love ou a ingenuidade disfarçada de pureza do Joseph Gordon-Levitt em 500 Days of Summer, mas os créditos sobem e todo o resto fica apenas na sua imaginação.
Você é do tipo que gosta de criar vínculos duradouros e não coloca o roteiro em primeiro plano ou para você, o roteiro é a ponte para tornar as personagens inesquecíveis?

Relacionamentos em séries X Relacionamentos em filmes:

Enquanto o cinema é responsável por histórias de amores épicos, nas séries esses amores são mais palpáveis. Amores de cinema seguem uma fórmula e ainda nos primeiros quinze minutos, você já sabe onde vai dar. Eles lutam pelo amor do começo ao fim, pois os créditos já estão chegando e eles precisam do seu “viveram felizes para sempre”. Não existe um viveram felizes para sempre nas séries, é um amor de um dia de cada vez. Amores de séries vêm e vão, são inconstantes. Eles se amam hoje e amanhã já superaram.

E você? É do tipo que prefere uma história de amor épica, mas que você já sabe onde vai dar e que só dura até os créditos subirem ou prefere as inconstâncias de um amor de série, mas que dure várias temporadas?

how i

Ou seja, se você é do tipo ligeirinho, que não tem muita paciência para esperar, se entedia facilmente e quer novidades, você é uma Pessoa de Filmes:
Pra você o importante é o aqui e o agora. Corta essa de ter que esperar até amanhã pra saber como as coisas vão terminar. Você sabe o que quer. Você quer um começo, um meio e o fim. Se tiver créditos, beleza, se não tiver, tanto faz. Toca a vida que o próximo play pode ser melhor.

Agora, se você é do tipo que não se importa em alimentar o futuro, você é uma Pessoa de Séries:
Você quer drama! Você quer que a sua vida mexa com você, te tire o sono e te deixe ansioso para o que vem a seguir. Você é mais pé no chão, não se deixa impressionar facilmente e prefere correr o risco de não saber no que vai dar a ter uma fórmula pronta que te dá mais do mesmo.

Lembrando que não existe certo ou errado.
Nenhuma pessoa, nem de séries, nem de filmes, foi ferida durante a escrita desta análise.

Rodpocket

Comentários