#1 – Since U Been Gone – Kelly Clarkson
E já dizia Kelly Clarkson: “Mas desde que você foi embora / Eu posso respirar pela primeira vez”. Pra te lembrar bem que talvez você nem fosse tão feliz assim e que sozinho as coisas têm uma nova e interessante perspectiva.
#2 – Você passa, eu acho graça – Cassia Eller e Noite Ilustrada
Num sambinha bom de escutar e assimilar, a voz forte de Cassia Eller pronuncia verdades incontestáveis sobre os amores que vão embora: “Ah, e agora você passa, eu acho graça / Nessa vida tudo passa / E você também passou”. Tudo passa, mesmo que não se apague por completo.
#3 – I wish I Knew How It Would Feel To Be Free – Nina Simone
Nina Simone fala sobre ser quem se é e sobre o desejo de se ver livre de sentimentos negativos e situações desconfortáveis (como a de um pé na bunda). “Eu desejo que você saiba / O que significa ser quem sou / Então você ir ver e concordar / Que todo homem deve ser livre”.
#4 – Já que você não me quer mais – Seu Cuca
Música nacional que 10 entre 10 pessoas ouvem pra curtir aquele recalque bacana de ter sido largado. A banda traz um hit antigo super animado pra levantar o seu astral e a sua autoestima com o refrão-título da música. Além disso, fica a velha lição de que você já sofreu por amor antes e nunca morreu, então não vai ser dessa vez em “Pra quem rodou tanta estrada / Perder uma vez não atrapalha nada”.
#5 – Top Rated – Icona Pop
Às vezes, tudo o que você precisa é de uma música com uma boa dose de elevação espiritual e uma boa batida pra deixar as coisas mais divertidas e te lembrar de que o mundo continua rodando e que você é maior que tudo isso. Especialmente pro universo feminino, Icona Pop te diz: “Sempre me valorizei / Você acha que pode mudar isso?”. E daí basta lembrar que ninguém pode mudar isso por você.
#6 – Me Deixa – O Rappa
Força é uma das virtudes mais complicadas de se entender. O posicionamento pessoal quando se trata de vida pode definir muitas vezes a nossa reação a amores perdidos ou paixões que naufragam pelo caminho. O Rappa passa a mensagem de que, muitas vezes, ter a sua força interior treinada pra se posicionar contra as coisas que fazem mal é uma forma de não se deixar levar pelas coisas ruins. “Podem os homens vir que
/ Não vão me abalar / Os cães farejam o medo /Logo não vão me encontrar”.
#7 – You need me, but I don’t need you – Ed Sheeran
Não fala exatamente sobre términos, mas o cantor ruivo aproveita pra deixar claro em uma música divertida que ele é foda. Talvez você só precise se lembrar de quão foda você é e como “Você precisa de mim / Eu não preciso de você”. Ah, e a música tá aqui por ser uma das minhas preferidas, mesmo que não se encaixe tão bem na categoria.
#8 – Olhos nos Olhos – Ivete Sangalo/Chico Buarque
O mestre Chico escreveu essa letra e a versão mais recente é cantada pela Ivete Sangalo. É uma daquelas letras profundas que pedem o silêncio dos fones de ouvido e a atenção em cada parte da letra. Foi feita pra ser sentida e pra gerar identificação instantânea a quem já passou do estágio depressivo logo após o chute. A melhor coisa é constatar que já está bem e refeito e mandar aquela doce indireta pra outra pessoa. “Olhos nos olhos/ Quero ver o que você faz / Ao sentir que sem você eu passo bem demais”.