Não é nada fácil tomar a decisão de morar sozinho, principalmente se a escolha envolve abandonar o conforto da casa dos pais, ou uma mudança de cidade.
Para que essa escolha aconteça de forma segura e sem arrependimento, é necessário bastante planejamento — especialmente financeiro. Para isso, preparamos algumas dicas de pontos importantes para resolver antes/durante a preparação das malas.
É uma boa sair de casa?
A escolha de sair de casa pode estar acompanhada de muitos motivos: trabalho, estudos, família etc. A verdade é que quando você vai morar sozinho, você ganha mais privacidade e liberdade – mas também tem muito perrengue.
Essa transformação de realidade vai fazer com que você evolua como ser humano, já que você estará no controle da sua vida. Isso é bom? Do ponto de vista da independência e do início de uma jornada de autonomia, isso é ótimo. Mas prepare-se e planeje-se o máximo que puder.
Saiba o que é preciso para morar sozinho?
Organização é tudo! Isso vale tanto para as finanças quanto para as compras que você terá que fazer. Um apartamento sem mobília, por exemplo, vai precisar de alguns itens básicos que você precisará adquirir.
Depois, ao passo que a sua vida financeira entra num fluxo mais estável e você adquire os itens básicos, fica mais fácil imprimir o seu “Eu” na decoração.
Cuide do planejamento financeiro
É fundamental abordarmos a questão do planejamento financeiro. Isso porque esse é o primeiro passo para morar sozinho sem preocupações.
Uma dica é utilizar a tecnologia para facilitar o seu cotidiano na nova rotina. Hoje o que não falta são aplicativos que auxiliam na organização das finanças, até mesmo para automatização na hora de dividir os custos do novo lar, caso você divida apartamento com outra pessoa.
Antes mesmo de mudar é importante fazer o levantamento de todos os custos fixos e variáveis, para entender já de antemão as responsabilidades financeiras que você terá. Nos custos fixos você colocará contas como água, luz, internet etc; já nos custos variáveis você colocará coisas que não possuem valor fixo e que podem ou não acontecer, como compra de mercado e farmácia.
Dessa forma, você já vai ter consciência de quanto gastaria morando fora de casa e, principalmente, se essas despesas cabem no seu salário.
Alguns especialistas em finanças dizem que é importante não gastar mais do que 20% das suas receitas com aluguel. A gente sabe que essa não é a realidade de muita gente, né? Por isso, planeje-se para ter alguma reserva de emergência e não fechar o mês sempre no vermelho.
Se não der para morar sozinho dentro desse valor, busque soluções alternativas, como dividir apartamento com algum amigo ou procurar um coliving.
Móveis para a casa
Essa etapa é bastante pessoal, porque varia conforme a rotina e hábitos de cada pessoa. Por exemplo, é sempre importante pensar nas necessidades básicas: alimentação, higiene e sono. Afinal, sem essas coisas fica difícil ter qualidade de vida.
Levando em conta somente o básico, é extremamente importante que você tenha uma cama para dormir, uma geladeira e um banheiro adequado. Outros itens domésticos, como uma máquina de lavar roupas, é possível optar por alternativas, como uma lavanderia.
Porém, é importante levar em consideração também pequenos itens domésticos — especialmente de cozinha. Nessa categoria podemos considerar talheres, copos, toalhas e jogos de cama. Você não precisa ter um volume exagerado deles, porém é importante uma certa quantidade como reserva.
Mais responsabilidade
Morar sozinho significa que você terá mais responsabilidades que antes, mas também grandes poderes. O período vai mudar a sua vida e trazer aprendizados e experiências incríveis que só você vai poder dizer se valeram a pena ou não.
Não dá pra ter controle de tudo sempre, mas tente se planejar o máximo que puder nas coisas que você pode controlar.
Como falado anteriormente, usufruir da tecnologia vai ajudar muito nessa nova fase de morar sozinho. Uma forma de aproveitar as inovações do mercado para uma melhor qualidade de vida é conhecer empresas que facilitam o processo de mudança e, até mesmo, preparam tudo para você apenas mudar.
Uma dica de empresa nesse estilo é a Yuca, que oferece apartamentos para alugar em São Paulo sem burocracias, oferecendo ainda opções completas, com imóveis totalmente ou parcialmente mobiliados e muitas vezes com serviços de faxina, internet e reparos no imóvel tudo incluso no valor do aluguel.
*Este conteúdo foi oferecido pela Yuca em parceria com a Equipe ETC.