Com certeza você já pensou em fazer um intercâmbio. Muito provavelmente você conhece alguém que já fez: um amigo, um parente, um conhecido de um conhecido que disse que foi ótimo. Possivelmente, você já cogitou a possibilidade, mas por algum (ou vários) motivos, não levou o plano a frente. Mesmo assim, você precisa fazer isso.
Existem vários tipos de intercâmbio: seja de trabalho, estudo, voluntariado, mas todos eles são inesquecíveis e você precisa embarcar em algum deles. Senta aí e vem ler o que você está perdendo enquanto não vai explorar o mundo.
1) Novas culturas: Num intercâmbio, o principal ponto de crescimento é o cultural. Independente do destino – que acredite, são inúmeros -, você precisará lidar com uma cultura completamente diferente da sua, e isso é ótimo. Conhecer as tradições de outro país, suas comidas, hábitos, arquitetura e estilo de vida é algo muito enriquecedor, você volta com uma bagagem cultural gigantesca e chocado com quanta coisa legal existe por aí, esperando para ser conhecida por você.
2) Novos trabalhos: Muita gente acha essa a pior parte, mas nem sempre é assim. Muita gente se apaixona pelo trabalho, e mesmo que digam que não fariam a mesma função no Brasil, tinham verdadeiro orgulho e felicidade em sair para trabalhar no intercâmbio. Sabe porque? Mesmo no trabalho, você vai conhecer pessoas fantásticas, vai passar por momentos incríveis – e algumas saias justas bem apertadas -, mas que compensam no fim do dia. Cada toque do despertador é uma história pra contar, esperando que você acorde e viva.
3) Novas experiências: Pouca coisa é tão engrandecedor quanto viver tão longe de casa. Você vai ter que se virar. Isso é: você precisa cozinhar, administrar o próprio dinheiro, saber bem dos horários e das suas obrigações. É preciso um cuidado a mais o tempo todo, afinal, muitos hábitos comuns em casa não são legais em outros países. Nos Estados Unidos por exemplo, você não pode consumir bebida alcoólica sem que a mesma esteja “escondida” por uma embalagem. E lá, você só pode beber depois dos 21 anos. Pode não parecer, mas você volta para o Brasil muito mais preparado para enfrentar situações “corriqueiras”.
4) Novas vivências: Você provavelmente já ouviu falar que “fora do Brasil é outro mundo”, e todo mundo que faz um intercâmbio pode confirmar. É verdade. Quando você chega lá fora, além de ser imerso numa nova língua, em novas culturas e novas experiências, você está dentro de inúmeros cartões postais que você talvez já tenha sonhado em conhecer. Agora você pode. Lá fora também é mais fácil para você visitar outros lugares, ou seja, você não precisa se limitar a repetir um passeio se você pode andar três horas de carro e chegar em outro cartão postal diferente. São como inúmeras viagens dentro de uma só, e ainda assim você talvez tenha a sensação que não viveu tudo.
5) Novos amigos: Quando você chegar em outro país, você com certeza fará novos amigos. Isso é, se você não fizer alguns ainda no avião. Por estar longe da família, esses amigos (podendo ser locais ou outros intercambistas como você) vão se tornar uma “casa longe de casa”. Isso é, essas pessoas vão cuidar de você quando você precisar, vão te fazer companhia, e vão te apresentar um universo completamente diferente. Talvez elas também testem sua paciência de vez em quando, mas eles são tão leais que você se surpreende, e quando voltar pra casa, é saudade na certa. Amigos de intercâmbio são para a vida toda.
Por isso, pare de protelar algo que vai mudar a sua vida para sempre. Pesquise sobre um intercâmbio que pareça adequado para você e se planeje para viver a melhor fase da sua vida. Eu garanto que sua mala vai voltar cheia de lembranças inesquecíveis e você vai querer mais.