Eu to aqui de novo pra conversar sobre um tema que já conversamos antes, eu e você, nesse mesmo local. Não sei se te assustei ou se algo do que eu te disse fez sentido pra você. Eu não sou uma expert em nada disso que estou dizendo e também não sou a primeira a pensar nessas coisas, só estou dividindo com vocês essas coisas que acontecem com a gente. Eu já te dei “7 conselhos que ninguém nunca te deu sobre a faculdade” e nada mais justo que eu te falar sobre o que acontece depois da faculdade, né? Então, vamos lá.
1 – Arrumar emprego não vai ser fácil. Não adianta se iludir achando que “porque tenho graduação vou arrumar o melhor emprego do mundo”. Não é assim, definitivamente. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Se pensamos como era o mercado há 50 anos atrás, tinhamos outro cenário nas cidades grandes. Se você fazia faculdade e falava inglês, era provavel que você tivesse um emprego melhor. Hoje em dia isso não basta, tem que ter inglês e mais um idioma e faculdade e pós graduação e MBA e Mestrado e Intercâmbio.
2 – Ou seja, você não para de estudar quando sai da faculdade. Bom, isso não é uma regra, mas é uma tendência. Justamente pela competitividade do mercado de trabalho, a gente não pode parar de estudar nunca. Sempre tem um congresso, um cursinho online, um workshop pra não ficarmos desatualizados.
3 – Sabe aqueles amigos que você na faculdade que eu disse que você talvez carregasse pra vida toda? Bom, sinto te informar, você não vai carregar todas aquelas amizades, mas algumas delas tenho fé que sim.
4 – Lembra dos professores pra admirar que eu também citei? Nesse momento, onde eles deixaram de ser seus professores, pode ser que eles se tornem seus colegas de trabalho ou pesquisa. Aliás, eles são ótimos contatos para te dar dicas e quem sabe indicações sobre o mercado de trabalho.
5 – Em algum momento da vida pode ser que você se questione sobre a sua escolha. Se era aquilo mesmo que você queria da vida, mas não esqueça: sempre há tempo de mudar e tentar algo novo. Porém, sou defensora da teoria de que a faculdade é muito mais do que um estudo, é um período de experiência de vida.
6 – Você provavelmente se lembrará com carinho da sua faculdade por algum motivo. Até eu que passei por greves e coisas do tipo lembro com carinho da minha faculdade. Por sinal, você vai perceber que você pode reconhecer e reclamar de todos os defeitos da sua faculdade, mas não vai gostar de ouvir isso de quem não viveu essa realidade.
7 – Se o seu curso é um daqueles que tem congressos, encontros ou jogos (o que significa viagens e festas). Ou mesmo se não tiver, você sempre vai se arrepiar ao ouvir uma música que exalte a sua casa <3
*Para fins de direitos autorais, declaro que as imagens utilizadas neste post não pertencem ao blog. Qualquer problema ou reclamação quanto aos direitos de imagem podem ser feitas diretamente com nosso contato. Atenderemos prontamente.
Você também pode gostar desse assunto. Assista ao vídeo abaixo: