O gato que precisa se reafirmar


[Originalmente publicado no Tradicionalmente]

Uma onda de comportamento antiga e que todo mundo conhece bem é a cozinhada de WhatsApp. Não interessa como o seu número chegou aos contatos da outra pessoa, o que importa aqui é que nunca sai disso: começa com bom dia todo dia, como tão as coisas por aí?, planos pro final de semana?, e termina com um emoticon genérico.

E tem uma nova onda de comportamento idiota de caras por aí muito ligada à essa anterior. Na verdade, é praticamente um novo velho personagem da cultura popular dos relacionamentos modernos (que, inevitavelmente, passam pelo WhatsApp em algum momento): o Gato Que Precisa Se Reafirmar.

Ele é aquele filho da puta que te dá mole, sempre deu, que você ficou uma ou duas vezes e foi bem legal, mas ele sempre te dá uma cozinhada depois. Mas ele é gato e você está a fim dele e da companhia. Mas, quando topa a parada, ele categoricamente não quer mais.

O dia que você sugere ele não pode, não tem agenda, está uma correria no trabalho. Aí você deixa pra ele escolher o dia então, e ele escolhe, mas ele para de te responder quando você manda mensagem na véspera pra confirmar. E se você telefona pra ele, ele sempre estava no banho e não ouviu o celular tocar.

E se aparece depois com alguma desculpa pro bolo que te deu, ela é sempre plausível o suficiente pra fazer você não cobrar mais explicações (“fui cochilar e dormi a noite toda”, “acompanhei um amigo no hospital”, “surgiu uma viagem inesperada e não tive como te avisar”).

E você não quer pagar de maluco já que vocês mal se conhecem e já que a etiqueta de primeiros encontros e de não-relacionamentos é apenas uma: não parecer desesperado – uma corda que sempre arrebenta do lado inocente das histórias. Então você aceita e fica na sua, fingindo que não viu todas as falhas nas justificativas. Fingindo que não quer perguntar: porra, você não tem culhões pra fazer uma ligação? Você não teve 30 segundos pra digitar uma mensagem? Ou você é apenas só um idiota sem palavra mesmo?

Conclusão: o Gato Que Precisa Se Reafirmar, na verdade, só quer saber se você transaria com ele ou não. No que você responde que sim, você e o ato não interessam mais. Ele só quer a informação.

Aí passa um tempão, você esquece que ele é Gato Que Precisa Se Reafirmar e, veja só, cai no papo dele de novo e o convite se transforma, de novo, num desconvite.

Bom, estamos todos aqui pra te falar (caso não tenham te falado ainda ou seja complicado lembrar): isso não é uma fase, ele é assim. Não é nada com você, nada de errado com você, nem é algo pessoal. É simplesmente babaquice alheia mesmo. Respire fundo e ignore essa pessoa daqui em diante. Delete das suas agendas e redes e vida. Vai ser muito melhor pra você. Quem tá interessado de verdade, sempre aparece. Se você não está se sentindo minimamente priorizado, pule fura o mais cedo possível.

E, caso você seja um desses que some, um recadinho: ignorar alguém é ensinar esse alguém a viver sem você.

Cadete

Comentários