No fim de 2015, um vídeo de uma drag queen cantando uma versão brasileira para um hit do momento apareceu na internet. A drag era a Pabllo, e a música, “Open Bar”, trazia a letra em português e acordes de samba para a música “Lean On”, do Major Lazer. Claro que aquele poderia ter sido só mais um vídeo/paródia/viral que aponta na internet, mas dois anos depois, a Pabllo ainda está entre nós, com um trabalho autoral incrível, dona de um dos maiores hits do carnaval (que antes pertenciam apenas a musas do axé como Ivete Sangalo e Claudia Leitte), e se firmando como uma das artistas mais incríveis da atualidade.
1. Todo Dia (feat. Rico Dalasam)
Você provavelmente se esbaldou no carnaval cantando o refrão irreverente e chiclete de “eu não espero o carnaval chegar para ser vadia, sou todo dia!”. O que você talvez não saiba é que esse vídeo ultrapassou a marca de 10 milhões de visualizações no YouTube, dando a ele o título de clipe original mais visto do mundo para uma artista drag, ultrapassando o clipe de “Sissy That Walk”, de RuPaul, que era a detentora do posto até então.
2. K.O.
“Seu amor me pegou // Você bateu tão forte com o teu amor // Nocauteou, me tonteou, veio à tona, fui a lona, foi k.o”
Pabllo, maranhense, de apenas vinte e dois anos, não foi só destaque na internet. No início de 2016, Vittar foi escalada como nova vocalista da banda do programa Amor & Sexo, na Globo. Estrelou comerciais da AVON e lançou seu álbum, “Vai Passar Mal”, que alcançou a terceira posição no iTunes na sua semana de estreia, levando a cantora para trios elétricos no carnaval ao lado de Anitta e Daniela Mercury.
3. Indestrutível
“Eu sei que tudo vai ficar bem // E as minhas lágrimas vão secar // Eu sei que tudo vai ficar bem // E essas feridas vão se curar (…) Sei que não é fácil assim // Vou aprender no fim // Minhas mãos se unem para que tirem do meu peito o que há de ruim // E vou dizendo ‘tudo vai ficar bem’”
Vittar tem se mostrado uma das artistas mais versáteis da música atual, com sua arte drag, suas músicas autorais de grudam na cabeça da gente e nos fazem dançar. Além disso, tem trazido representatividade com qualidade e visibilidade para o meio drag e para causas lgbt+, brilhando na tv, no rádio e na internet com um iluminador, peruca e muito poder. “Por isso digo que sou afeminada com muito orgulho, sou gay sim, sou viado e sou feliz.”