Sabe aquele meme que estava na internet até pouco tempo dizendo “eu não sou obrigada a nada!”? Sim, esta é uma verdade e não apenas fruto do mundo virtual. Você realmente não é obrigada a nada (pelo menos, não quando o assunto não é judicial, não é mesmo?). E para te lembrar sobre certas coisas que, às vezes, você acaba esquecendo que dependem da sua vontade e você está livre para tê-la como for, separamos abaixo algumas verdades:
Você não é obrigada a estar com quem não quer
Empurrar relacionamentos com a barriga só para não ter que tomar uma decisão final… ficar com alguém sem ter a certeza de que realmente quer uma pessoa ao seu lado…forçar o seu coração a criar um sentimento que você, no fundo, sabe claramente que nunca vão existir. Estes são apenas alguns exemplos de situações que a gente às vezes acaba passando pela vida amorosa e, até mesmo, com as pessoas que conhecemos no dia a dia. Mas sabe de uma coisa que muitas vezes esquecemos? Não precisamos realmente estar com alguém se não quisermos de verdade. Se você não está na mesma vibe da outra pessoa, não precisa disfarçar ou fingir mil amores para não magoá-la. Seja honesto e diga o que está rolando aí dentro sem esconder realmente a sua vontade. Esse conselho é tão simples e tão óbvio, mas ficamos com aquele ~medinho~ e, por fim, acabamos iludindo o outro ou nos sentindo presos com uma bola de ferro nos pés.
Você não é obrigada a viver a vida escolhida por outra pessoa
Não, você não é obrigada a fazer a faculdade que seus pais escolheram, ou continuar a tocar o negócio da família, caso não queira. Você não é obrigada a casar e teus filhos, se este não é o teu sonho e, muito menos fingir felicidade para parecer ter a vida perfeita. O bom daquele negócio de livre arbítrio é que podemos colocá-lo em prática sempre que acharmos necessário. Na dúvida: fale! Seja claro e aberto quanto suas vontades. Não aceite a vida que não está rolando do jeito que você imaginava, mas corra atrás para deixa-la à sua maneira, mas sempre deixando a vida dos outros livres para que eles possam escolher o próprio rumo também. Você fica, caso queira ficar e vá embora, quando preferir. Arrisque do seu jeito!
Você não é obrigada a tentar sempre ser perfeito
Ninguém é perfeito e ninguém é obrigado a tentar ser! Permita-se errar, porque o erro é essencial para tudo o que pretendemos ainda fazer em nossas vidas. É difícil não ser o que os outros esperam? Na verdade, é difícil quando você também espera que os outros sejam do seu jeito. Quando deixamos de imaginar que fulano deveria agir assim, ou ciclano deveria ter feito algo diferente do que fez, você está fazendo a mesma coisa que te encara todos os dias: esperando que outras pessoas ajam de uma forma muito melhor do que elas são realmente capazes de agir. Cada um tem o seu tempo, o seu limite e você precisa aprender que sempre vai existir alguma coisa que pode nos fazer melhor, mas nem sempre vamos descobrir o que é isso.
Você não é obrigada a presenciar injustiças calado
“Quem cala, consente”, já ouviu esse ditado? Não vou me estender muito nesse tópico porque é algo que é tão óbvio e tão claro que deveria ser natural para todo mundo. Faça com que sua voz seja ouvida, menos quando querem cala-la. Não deixe os seus princípios de lado para evitar criar uma situação desagradável, pois nada pode ser mais desagradável do que presenciar e passar por uma injustiça, qualquer que seja ela. Se você tem uma opinião, fale sem hesitar!
…Lembrete:
Apesar das suas “desobrigações”, é sempre bom lembrar que algumas atitudes são sempre bem-vindas e podem ser feitas independentemente de qualquer obrigatoriedade. Respeitar a opinião e o espaço do próximo e ser honesto em suas atitudes e pensamentos são alguns exemplo que não devem ser esquecidos!