Por que é tão difícil deixar de ser o velho você


Na sua atual realidade…

– Você tem pensamentos recorrentes,

– Que motivam sempre as mesmas escolhas,

– Que provocam sempre as mesmas reações,

– Que levam às mesmas ações e comportamentos

– Que acabam levando às mesmas experiências

– Que fazem com que você se sinta sempre da mesma velha formas…

E este é o seu estado de sempre… Você tá numa corrida de ratos, um replay constante das mesmas conexões cerebrais, dos mesmos padrões de comportamento. Você não consegue manter as suas decisões, você não tem consistência nas suas escolhas, você não tem clareza suficiente. As suas sinapses estão acostumadas a se conectar sempre das mesmas exatas formas. É por isso que mesmo querendo sair daí, mesmo querendo mudar, você não consegue.

E antes que você fique aí se sentindo um perdedor, uma pessoa que “deu errado”, vou te explicar cientificamente por que isso acontece! Por que é tão difícil mudar e deixar de ser o velho você?

Vou te apresentar uma lei da neurociência, que se chama lei de Hebb. Ela diz que:

“A intensidade de uma ligação sináptica entre dois neurônios aumenta se ambos são excitados simultaneamente”.

Tá, você não entendeu nada. Calma que eu vou explicar! Essa lei quer dizer que os neurônios que se ativam juntos tendem a permanecer juntos, a ligação entre eles é mais forte. E sempre que um deles é ativado, ele acaba reativando toda aquela rede que estava acostumada a se ligar com ele. É por isso que um drogado pode ficar anoooos sem usar droga, mas se um dia voltar para o contexto onde usava ou algo em sua nova vida ativar um neurônio desses… toda aquela rota de células se reativa novamente… e ele vai sentir uma vontade louca de usar droga, porque este era o comportamento padrão associado a esta ligação sináptica. É por isso também que, às vezes, a gente parece super bem resolvido com os pais e então passa um final de semana na casa onde vivia na infância e as brigas ferozes começam novamente. O ambiente, ou um tipo de conversa dispara todas aquelas velhas conexões cerebrais, muito bem arraigadas, um caminho muito percorrido por muitas vezes. E todas as velhas reações e comportamentos voltam, assim como os pensamentos antigos.

Por que o cérebro faz isso? É simplesmente um mecanismo para economizar energia! O cérebro prefere usar conexões já feitas do que formar novas. É sempre isso que ele vai fazer quando tiver a opção… Ou seja, o que nós estamos fazendo ao sair da zona de conforto é ir contra a natureza do nosso cérebro! Isso pode ser bem difícil e demandar muito esforço!

É possível, mas é preciso CONSISTÊNCIA. Para mudar a nossa vida, precisamos mudar nossos pensamentos, hábitos, formas de agir, sentimentos e estados de ser. Se a gente parar com tudo e voltar aos velhos hábitos e maneiras, todo o trabalho desanda e é preciso começar tudo de novo para recuperar a nova rota formada. Mas quanto mais antiga, mais sulcada… ou seja, as rotas velhas nos puxam em direção a elas. Cada dia é realmente uma briga de foice com o nosso cérebro!  

O que eu acho que me diferencia (e pode diferenciar você!) é que todos os dias volto a fazer a mesma opção consciente perante a vida: a de não me vitimizar pelos acontecimentos e me responsabilizar pela minha história, pelo meu estado, pela minha energia!

Se você gostou deste texto, eu estou dando uma baita aula em vídeo que explica essa lei em detalhes e como você pode usar este conhecimento para mudar a sua vida. Assista essa aula CLICANDO AQUI.

Alana

-

Você também pode gostar desse assunto. Assista ao vídeo abaixo:

Comentários