15 Resoluções de Ano Novo pros meus 20 e poucos anos


Janeiro é época das promessas. Das juras que fazemos a nós mesmos das metas que pretendemos atingir no decorrer do ano.  As que listarei abaixo servem para todos, mas acho que quem vive nos 20 e poucos anos – a exemplo desta que vos fala – vai se identificar um pouco mais.

1. Não prometa emagrecer – Não ligue para os dois ou três quilos acima do peso ideal. Faça exercícios físicos e tenha alimentação saudável, sim. Mas não viva em busca do corpo estampado na capa da revista. Curta o corpo que tem, suas curvas, com os pneuzinhos, um pouco de culote e celulite. Valorize-se. Ninguém é perfeito.

2. Viva por você –Esqueça a ideia de depositar a sua felicidade em alguém ou em alguma coisa. Nada na vida tem a garantia de ser eterno.

3. Viaje sozinho – Uma das melhores experiências que eu já tive. Um mês sozinha na Espanha. Você não precisa ir para tão longe nem ficar por tanto tempo, mas experimente. Esse tempo com você mesmo vai mudar a sua cabeça.

4. Dê chance aos “Rês” – Reaprenda. Repense. Refaça. Realize.

5. Curta a solteirice –  Conheça novas pessoas, viva paixões de uma noite só, explore. Mas não vire as costas à oportunidade de sossegar. Se encontrar alguém que mexa pra valer com você, eu te garanto que a troca valerá a pena.

6. Não se cobre tanto – Apenas pare.

7. Reveja os clássicos – Seja um filme noir, a Nona Sinfonia de Beethoven ou algum livro do Machado de Assis… Se você viu, ouviu ou leu algo clássico quando adolescente, você deve ter detestado. Claro! Mas agora você tem outra mentalidade. É maduro e vai entender as notas do piano como se fossem a explicação da sua alma. Experimente.

8. Encontre um hobby que ame – Descansar a cabeça com algo que você tem que fazer “por obrigação” é o mesmo que não descansar. Ache uma atividade que você realmente se apaixone.

young2

9. Tenha contato com uma nova cultura – Aquilo que você sempre achou diferente, estranho ou até era contra. Na minha viagem à Madri, visitei a Plaza de Toros de Las Ventas. Continuo não gostando de touradas, mas conhecer a cultura, a história por trás daquele “show” foi interessante.

10. Se não consegue romper seus limites, expanda-os – Acho que a maior dificuldade que temos é quebrar barreiras. Bom, se isso é demais, deixe-a mais baixinha aos poucos. Quando você perceber, passará por ela com mais facilidade. Talvez até sem perceber.

11. Aprenda com a mesma vontade de ensinar e vice-versa – Você não acha injusto quando tem alguém na maior ânsia por aprender algo novo, mas a pessoa que deve ensinar não tem paciência para tal função? Não seja assim. Ensine com vontade. Se alguém te pediu ajuda é porque essa pessoa valoriza o seu trabalho ou habilidade. Pense nisso.

12. Abrace mais – Causas. Ideais. Amigos. Seus pais. Seus irmãos. O que puder.

13. Reclame menos – Se não está bom, mude. Ficar chorando as pitangas não resolve nada. Agir, sim.

14. Se encontre – Uma das coisas mais difíceis de fazer na vida. E você não precisa fazer isso com 20 e poucos anos. Mas procure se entender, saber qual é o seu foco. E pense por você. Não vá na onda dos seus amigos ou familiares. Ache um tempo para colocar as ideias e pensamentos no lugar, nem que seja minutos antes de dormir. Não precisa ser do dia pra noite. Vá se encontrando aos poucos. Um belo dia, você terá o pacote completo. É bem possível que isso demore mas, vai por mim, você se encanta quando encontra o pedaço certo do quebra-cabeça. Pode ser coisa boba, como um corte de cabelo.  Aos poucos e com calma, a gente se acha.

Teria tantas outras coisas pra dizer, mas acho que cada um deve fazer sua “lista” de resoluções – seja para 2014 ou para a vida. Essas são as minhas.

Ah, e só para encerrar:

15. Use filtro solar.

Leca

Comentários