Fala, galera!
Essa nova coluna vai indicar sempre um livro, um filme e um artista novo ou música pra vocês. Espero que curtam!
1) Livro: Os Indecentes – Stella Florence (Editora Rocco)
A autora se considera uma indecente de primeira com crônicas fujonas que vão lá dentro e reviram a gente com a facilidade de um mar turbulento. Poucos cronistas me passaram a naturalidade e o acerto com as palavras que Stella conseguiu me passar, além do bom humor e da (falta de) delicadeza em tratar alguns assuntos. Ela é nua e crua no que escreve. Direto ao ponto mas com toda uma beleza poética de quem sabe muito bem manusear as palavras.
O mundo feminino aqui é desvendado e retratado por um olhar ácido e cotidiano. As conversas de salão viram observações importantes do dia a dia e o amor aparece como prioridade pra quem já escreveu uma baita carta de desamor pra pedir perdão a quem interessa. Destaco maravilhosos e bem escritos trechos – alguns já citados aqui no blog em algumas colunas.
Pra quem se interessa por crônicas e pelo universo feminino: vá fundo. Stella promete libertar a parte indecente de cada um de nós.
2) Filme: Foi Apenas Um Sonho (Revolutionary Road)
Não é um filme recente, mas a atuação brilhante dos protagonistas e o enredo magistral merecem ser vistos. É um daqueles filmes que faz você se perguntar se os sonhos foram feitos pra serem vividos ou se foram feitos para atrapalhar uma vida meticulosamente arquitetada. Além disso, explora um relacionamento que parece perfeito – mas vai se mostrando cada vez mais conturbado e cheio de falhas.
Como nós, o filme expõe o lado visceral de cada em momentos de pressão e surpresa e transpõe lucidez na forma de loucura. Não é de se admirar que o filme mostre como um homem e uma mulher à beira de um colapso conseguem se transformar em feras inocentes da noite pro dia. A trilha sonora não é lá das mais bem construídas, mas merece pontos por fazer sua parte.
Eu, particularmente, gostei bastante do filme. Um drama bem feito. Um murro na cara. Nada que gelo e uma noite inteira de pensamentos não resolva.
3) Música: Just a Boy – Angus & Julia Stone
Angus & Julia Stone são meus queridinhos de muito tempo. Se você acompanha o blog, vai reconhecer a voz da dupla de irmãos australianos que me fazem viajar naquele folk e indie pop gostoso de ouvir. Eles têm muitas músicas boas e todas elas com letras que perturbam de alguma maneira – seja pela calma ou por contar aquela história que você identifica como sua.
Não tiro mais do meu iPod há algum tempo e gostaria de compartilhar esse meu vício com vocês. Ouçam por ouvir e se apaixonem. O máximo que pode acontecer é você trocar a companhia dos seus álbuns preferidos por algum EP dos meus amigos aí.