Lição de vida: O que define você não é sua aparência


Lizzie Velasquez é uma norte-americana que já foi chamada de “a mulher mais feia do mundo” quando postaram um vídeo seu durante o colegial, em que milhares de desconhecidos diziam coisas grosseiras como “faça um favor ao mundo e se mate”. Ela possui uma doença rara que afeta sua aparência e não permite que ela ganhe peso, parecendo sempre menor e mais frágil que as outras pessoas. Além disso, a síndrome provocou algumas deformações no rosto de Lizzie e acarretou na perda da visão no olho direito.

Ela relata que sofria bullying na escola porque as outras crianças a viam como um monstro, mas nunca entendeu o porquê disso. Em uma festa infantil, uma criança se assustou com ela e foi aí que perguntou aos pais o porquê da rejeição dos outros. Eles disseram a ela: “Lizzie, a única diferença é que você é um pouco menor que as outras crianças. Volte lá e mostre a elas quem você verdadeiramente é”.

Lizzie mostra de forma inspiradora como a doença nunca a definiu e expõe os benefícios, as dificuldades que teve e a maneira com que preferiu levar a vida: sendo ela mesma, levantando a cabeça e sorrindo, afinal de contas ela nunca foi diferente das outras crianças.

Lizzie

E pergunta a você: “Quero que você pense e se pergunte agora: o que te define?  Quem é você? É o lugar de onde veio, ou seu passado, ou seus amigos, o que é? O que define quem você é como pessoa? Eu realmente levei muito tempo pra descobrir o que me define. Eu achava que o que me definia era minha aparência. Eu achava que minhas pernas e braços finos, e meu rosto pequeno eram feios. Eu me achava nojenta. Odiava acordar de manhã e ter que encarar as coisas. […] Eu queria, e rezava, e desejava acordar de manhã e ser diferente. E todo dia eu me pegava frustrada por isso. […] Eu tive um sistema de ajuda muito importante ao meu redor. Eles não me deixaram pensar que mesmo que eu aparantesse ser diferente, que tivesse esta síndrome, eu não poderia deixar que isso me definisse. Minha vida está nas minhas mãos, assim como a sua vida também está.”

Pra fechar, fica a lição de Lizzie: “Eu tinha que escolher entre ser feliz ou viver triste, reclamando da vida. […] Eu vou deixar as pessoas que me chamaram de monstro me definirem? Eu vou deixar aqueles que me odeiam me definirem? Não, eu vou deixar que meu sucesso, minha inteligência e minhas conquistas me definam. Não vou deixar que minha aparência exterior me defina.”

O vídeo abaixo é onde Lizzie conta sua história de vida e inspira as pessoas durante um TedTalk. Pra ver as legendas em português, basta ativá-las no Youtube.

 

-

Você também pode gostar desse assunto. Assista ao vídeo abaixo:

Comentários