7 Coisas que aprendi com minha mãe


Essa lista foi feita de uma filha pra uma mãe e essa filha espera que seu texto toque o coração de cada filho e cada mãe. Cada mãe biológica, cada mãe adotiva, cada avó, cada mãe de criação, cada madrinha que é uma segunda mãe, cada mãe de melhor amigo que trata a gente como filho. Enfim, que toque cada pessoa que dedica a vida para amar uma outra pessoa. Feliz dia e obrigada por tudo!

1 – Aprendi que o amor pode ser incondicional. Mãe é aquele ser que ama a gente acima de tudo e apesar dos julgamentos. Dizem que a gente só entende esse amor quando temos nossos próprios filhos, mas acho que elas não tem noção do tanto de amor que a gente sente por elas. Dificilmente vamos achar alguém na vida que nos ame tanto quanto essas mulheres que nos guardaram e aguardaram dentro da barriga ou não.

2 – Que sempre teremos um colo. Não importa a idade que você tenha, o que aconteceu com você, se você está certo ou não, sempre haverá um colo e um abraço a sua espera. E até hoje não conheci nenhum lugar com tanta paz quanto o abraço da minha mãe. Acho que quem é filho sabe do que eu to falando. Esse é o lugar de cura, de acalmar o coração e de parar de chorar ou cair no choro quando necessário.

3 – Que as broncas são tão certas quando o colo. Dessa vez também, independente da idade, sua mãe sempre será uma pessoa pronta para te dar uma bronca, um sermão ou um simples olhar que intimida. Quando você fizer algo errado, várias pessoas podem dizer que você não errou, mas sua mãe não deixará passar e você vai ter que aturar. A pessoa que mais te ama é também aquela que mais cobra de você e nada mais justo, né?

4 – Que palavra de mãe tem poder. Essa é clássica e todo mundo já confirmou. Quem nunca saiu de casa em um dia ensolarado e ouviu da mãe “não vai levar um guarda chuva?”. Claro que a gente não leva, claro que chove, claro que elas acertam. Mas mãe também usa esse dom pra ajudar a gente. Poucas coisas no mundo são tão poderosas quanto torcida/oração/reza de mãe e na maioria das vezes a gente nem sabe que elas estão na torcida. Mas elas sempre estão!

5 – Que empatia é um sentimento fundamental. Acho que essa foi a coisa mais importante que minha mãe me ensinou e acho que ela nem percebeu que estava ensinando algo tão genuíno. Nem sei se minha mãe sabe o que é empatia e que foi ela que me abriu os olhos pra isso, mas sempre me lembro dela falando pra mim quando pequena “não faça com os outros o que você não quer que façam com você, porque um erro não justifica outro”.

6 – Que nenhum presente será bom o suficiente. Não sei se mais alguém passa por isso, mas essa é a data que me faz perder mais tempo olhando vitrines. Eu nunca sei o que dar de presente pra minha mãe, até porque ela sempre reclama que eu me preocupo e gasto dinheiro com ela (como se ela não fizesse o mesmo pra mim). Hoje em dia a gente já combina antes e eu deixo ela me pedir o que ela está querendo, mas isso é agora. Eu já sofri muito tentando escolher sozinha. Acho que isso acontece não só porque mães são difíceis de agradar, mas porque no fundo a gente sabe que elas sempre merecem mais e nenhum presente parece ser suficiente.

7 – Que a nossa mãe é a melhor do mundo. Eu acho justo todo mundo dizer que “a minha mãe é a melhor do mundo”, porque assim como elas falam de nós, elas também são “todas iguais, só mudam de nome e endereço”. Mas a nossa é a melhor, simplesmente por ser a nossa, por ter sido feita pra gente. E não importa o quanto a gente brigue, reclame e discorde, a gente sempre quer ser pelo menos 10% do que elas são. Queremos ser pros nossos filhos tão boas quanto nossas mães são pra gente. Porque toda mãe quer ser a melhor do mundo e por isso mesmo, já o são.

Nepomuceno

*Para fins de direitos autorais, declaro que as imagens utilizadas neste post não pertencem ao blog. Qualquer problema ou reclamação quanto aos direitos de imagem podem ser feitas diretamente com nosso contato. Atenderemos prontamente.

-

Você também pode gostar desse assunto. Assista ao vídeo abaixo:

Comentários