Você precisa exigir menos dos seus amigos


Vamos falar de amizade? Talvez você às vezes sinta que um dos seus amigos está meio distantes. Ou vocês não se veem há muito tempo, ou vocês não se falam há muito tempo. Talvez vocês tenham marcado alguns compromissos que: ou ele não tenha comparecido e nem avisou, ou tenha desmarcado meio em cima da hora.

É claro que isso chateia a gente e faz a gente se perguntar “será que somos amigos?”, mas vá com calma e tente não brigar com o sumido.

A correria do dia a dia tem exigido muito mais das pessoas do que a gente pensa, e esse desgaste pode acabar refletindo nos relacionamentos e, consequentemente, nas amizades.

As pessoas estão cada vez mais atarefadas, e não que isso seja necessariamente uma desculpa, mas é uma verdade. É claro que isso não justifica o fato de a pessoa nunca ter tempo pra você, mas isso pode justificar alguns foras, e isso é compreensível.

Quando não atarefadas, elas podem estar preocupadas com várias coisas, isso é: com o trabalho, com dinheiro, com alguns relacionamentos frustrados, entre outros. Isso pode causar uma angústia e afastamento na própria pessoa, então, antes de atacar seu amigo sumido, pergunte se está tudo bem.

O afastamento de uma pessoa não significa que ele não quer mais ser seu amigo: talvez ele só precise de um tempo pra ele. E isso também não quer dizer que você não pode recorrer à ele caso precise: a amizade pode continuar intacta sem estar fisicamente presente. Isso é: você não precisa ver a pessoa semanalmente para saber que pode contar com ela caso precise. A necessidade de “presença” talvez seja uma forma de comprovar uma projeção que você tem sobre alguém, e se essa projeção se falha, acontece a mágoa.

Nunca devemos nos esquecer que todas as pessoas são mais do que uma projeção, mais do que a gente imagina, espera ou pensa que sabe sobre o outro. Uma pessoa é uma constelação inteira dentro de si, e muitas vezes os planetas internos passam por realinhamentos.

Amizade não deve ser sobre presença física, compromissos sempre atendidos e ligações telefônicas de cinco horas – e sim sobre saber que as pessoas precisam de espaço, e não é porque duas pessoas não ocupam o mesmo, o outro não se importa com você. Cabe você nessa constelação também.

Amizade tem a ver com paciência, com reconhecer o tempo do outro e saber que algumas coisas nunca mudam. E que quando as coisas voltarem a se alinhar, ainda vai caber você ali, e sempre coube. É sobre entender que as pessoas mudam e isso demanda tempo. Então talvez, toda a distância não seja descaso, e sim, uma necessidade por tempo e espaço.

-

Você também pode gostar desse assunto. Assista ao vídeo abaixo:

Comentários