7 mandamentos para uma amizade saudável


Em um mundo onde a correria do dia a dia predomina e muitas pessoas importam-se apenas em ditar sempre a palavra final, é difícil manter amizades longas e saudáveis por muitos anos. Às vezes a gente tem aquela sorte de encontrar pessoas que estão na mesma sintonia que nós e logo aparece a velha sensação de que já nos conhecemos há anos. Porém, quando existem dificuldades nesta relação e fechamos os olhos para não termos que enfrentá-las, até a melhor das amizades pode acabar se desgastando – como todo e qualquer relacionamento.

Assim, é melhor pegar uma caneta e papel e anotar algumas dicas essenciais para manter os amigos por bastante tempo!

1) Você não precisa ter sempre razão

É sério mesmo, se você não der a última palavra em uma discussão, ou se a outra pessoa não concordar com a sua opinião, vocês não precisam entrar em uma eterna discussão. A vida segue e, às vezes, é preciso cada um ceder um pouquinho para que a amizade continue fluindo. Saiba a hora em dar o braço a torcer!

2) Você não precisa concordar com tudo

Este é o outro lado da moeda. É difícil sim ouvir críticas ou saber que aquilo que você fazendo não está agradando 100%. Não acho, sinceramente, que o ser humano foi feito com o modo “aceitar críticas” operando. Amizade não é aquela em que as pessoas sempre passam a mão na sua cabeça. Dar e receber conselhos sinceros é maravilhoso, pois nada melhor do que ter a opinião de alguém que nos conhece de verdade. Mas, cuidado! Criticar não é a mesma coisa que esculhambar e ofender. Vá com calma, respire quantas vezes forem necessárias e converse sempre da forma mais respeitosa possível!

3) Esse amigo também tem outros amigos

Quem nunca teve ciúme ao ver o melhor amigo conversando com outra pessoa que atire a primeira pedra. Eu sei que é difícil admitir, mas nossos amigos também conhecem outras pessoas e têm amizade com elas que também possam completa-los. E isso vale para você também: é muito bom ter vários amigos, mas guarde sempre aqueles de maior confiança debaixo de sete chaves (dentro do coração, já diria Milton Nascimento).

4) Saiba guardar segredos

Talvez este tópico devesse estar em primeiro lugar, mas acredito que já seja implícito. De qualquer forma, para que não restem dúvidas, fica aqui o meu apelo: se você sabe de um segredo que foi contato por seu amigo, não passe adiante. Mesmo que você estiver com raiva. Mesmo que você estiver bêbado. Mesmo que a sua vontade de dar com a língua nos dentes seja gigantesca. Confiar em alguém que consiga ouvir nossos problemas e nossos segredos e, assim mesmo, ter certeza de que aquele assunto ficará apenas ali, é raríssimo. Se você quer algo do tipo, aja da mesma forma.

5) Ouça e tenha tempo

Saiba ouvir quando seu amigo precisa de alguém simplesmente para escutar o que ele tem a dizer. Tenha paciência para as histórias repetidas, esteja lá para quando ele precisar de alguém presente. Ouça os conselhos dos seus amigos e considere racionalmente se eles têm ou não razão. Por muitas vezes nós esquecemos que, para manter a amizade firma e forte, é preciso disponibilizar não apenas meias palavras no whatsapp, mas tempo (e ouvidos abertos) para saber realmente como a outra pessoa está.

6) Façam coisas divertidas juntos

Não procure seus amigos apenas para desabafar sobre algum problema. Saiam juntos, mande piadas idiotas, conheçam novos lugares juntos, viajem, conheça gente, fale sobre aquele carinha gato ou sobre aquela menina linda, dê risada dos micos que vocês pagam, e juntem muitas, muitas histórias. Daquelas para contar até para os netos (mesmo que tiver que omitis algumas partezinhas…sabe como é!).

7) Não deixe seus amigos de lado por ninguém

E, por fim e não menos importante: nunca, em hipótese alguma, abra mão de uma amizade que te faz bem por outra pessoa, contra a sua vontade. Nada de começar a namorar e esquecer totalmente os amigos. Mesmo em um relacionamento, você precisa ter o seu espaço e o seu tempo para os amigos. Não esqueça dos seus amigos quando começar a trabalhar naquele emprego que suga o seu sangue. Mantenha as pessoas importantes na sua vida e não esqueça de fazer por onde para que elas queiram realmente manter-se lá.

carol-sassatelli

-

Você também pode gostar desse assunto. Assista ao vídeo abaixo:

Comentários