4 conselhos pra você deixar de ser uma pessoa negativa


Sabe aquela sensação de que tem uma pedra enorme em cima de você que não te deixa sair do lugar? Pois é. Às vezes nós mesmos somos os culpados por ter colocado essa tal pedra lá.

Não é preciso ser do tipo de pessoa que acredita em energia positiva ou negativa ou que cada um emite um tipo de vibração ao mundo. No nosso dia a dia, se enxergarmos atentamente, é possível perceber que algumas pessoas são cinzas, pessimistas, e isso nem sempre acontece por vontade própria, já que pelo nosso caminho a gente acaba passando por tanta coisa que é absorvida de formas diferentes pelos outros até que, esse alguém, se torna parte do grupo de “pessoas tóxicas”.

Não quero fazer aqui nenhum estudo sobre essas pessoas, mas uma coisa é fato: todo mundo conhece alguém assim. E sabe o que é pior? Muitas vezes somos nós que nos comportamos dessa maneira, o difícil é admitir. Se você conseguir enxergar isso, então prepara o papel e a caneta e vamos à lição para a vida.

1. Poderia estar pior

Parece clichê? Sim. Mas é verdade. As coisas poderiam estar muito piores. E você não precisa necessariamente agradecer por isso, mas tenha isso em mente para que o desespero não te pegue de surpresa. É muito importante nas nossas realizações que a gente supere barreiras e levante depois dos tombos, mesmo que tenham sido de uma altura enorme. Não há nada que esteja acontecendo e te aborrecendo que não possa ficar pior, e te deixar pior. Por isso, corra atrás enquanto é tempo para reverter a situação até encontrar uma maneira de colocar as coisas nos trilhos certos novamente.

2. Tenha o pé no chão

Sou uma das maiores defensoras de que a gente precisa sonhar para conseguir viver, que ambição é importante, e as coisas se tornam mais possíveis quando queremos de verdade (e corremos atrás disso). Mas é importante ter o pé no chão e enxergar as possibilidades dentro de uma realidade. Dentro de um desejo pode haver várias possibilidades para satisfazê-lo. Por exemplo: se uma garota de 1m50 de altura sonhar em ser modelo, é bem possível que ela não consiga atingir às passarelas por causa dos padrões que temos hoje em dia. Mas, por outro lado, ela pode tentar a carreira sendo modelo fotográfica, ou até mesmo estudar moda, ser estilista, ou ter outra função dentro da realidade que ela deseja (e se encaixa).

Ter o pé no chão é fundamental para que a gente não viva em um mar de decepção. Pense, se ache, se encaixe no mundo – a felicidade e orgulho pelo que você atingiu na vida tem que surpreender, sobretudo, você.

3. Não seja um mala

Ninguém é obrigado a absorver os problemas que você joga ao mundo, por mais amigo que seja, por mais que seja sua mãe, seu pai, seu namorado ou qualquer outra pessoa. É lógico que a gente precisa muitas vezes de bons ouvidos para aguentarem nossos desabafos, de amigos para nos aconselharem, de quem possa dividir um pouco esse peso nas nossas costas, mesmo que seja por um momento, mas tome cuidado para não exagerar e acabar passando os seus problemas para as outras pessoas.

Lembra que falei aqui sobre esse termo “pessoas tóxicas”? Essa é a ideia principal para este nome. Quando somos pessimistas demais, reclamamos demais, quando a gente sempre tem uma história pior para contar, sempre se colocar em uma posição de ter mais problemas para resolver, nos tornamos uma pessoa tóxica de nosso astral, e as pessoas, consequentemente, e até por pura defesa, acabam se afastando e evitando ter muito contato. Ninguém gosta de conviver com alguém chato. E é isso que você se torna: um chato.

4. Pare de lamentar e comece a agir

É mil vezes mais fácil pensar em como as coisas estão dando errado, ou como temos problemas, ou como a vida está sendo injusta com a gente do que tomar uma atitude para contornar a situação. Na minha opinião, o ser humano, por natureza, tem uma incrível mania de querer sempre se colocar na posição de vítima. Não importa a história mais cabeluda que nos contem, no fundo a gente sempre acaba pensando se já passamos por igual semelhante ou pior para contar também.

Acredito que sempre é hora para conseguirmos atingir um objetivo ou alcançar uma vontade. Nunca é tarde para fazer com que a vida valha à pena, por mais que a gente passe por dificuldades, por mais que perdemos várias pessoas queridas ao longo dos anos, por mais que seja difícil. Nada tem uma dificuldade tão grande que faça com que a gente desista de ser feliz. É importante estar disposto, estar a fim de realizar a mudança que você quer ser na sua própria vida. Ninguém merece ser só mais um acomodado encostado nos seus problemas. Não é preciso ser um mártir, ser herói, mas é necessário ser um revolucionário na sua própria vida.

Está na hora de fazer os minutos e cada momento de aflição que passamos valer à pena. A hora é agora, e nunca está tarde demais. Não contamine o mundo com seus problemas, mas toxique seus dias com vontades e lutas objetivas que tragam amor, alegria, que traga a realidade que você deseja.

carol-sassatelli

-

Você também pode gostar desse assunto. Assista ao vídeo abaixo:

Comentários