“É preciso muita coragem para enfrentarmos nossos inimigos, mas igual audácia para enfrentarmos nossos amigos.” (Alvo Dumbledore)
Dumbledore era o sábio da série. Um dos meus personagens preferidos. Enquanto o Harry se comportava como qualquer adolescente perdido que não sabe o que fazer da vida, o velho sábio servia de espelho reflexivo pra ele. Em uma das muitas frases e diálogos brilhantes do diretor de Hogwarts, friso esta acima.
É muito comum que a gente combata nossos inimigos porque os sentimentos atrelados a eles são de raiva, desprezo e vontade de superação. Isso nos move para que encaremos de frente os inimigos e os problemas. O que é difícil mesmo é ter o mesmo posicionamento para enfrentarmos nossos amigos quando sabemos o que é certo, o que poderia ser melhor para eles, o que eles fazem de errado e coisas do tipo. Harry Potter me ensinou que amizade é uma relação complexa e que é preciso mais do que afinidade para fazer com que dê certo, é preciso confiança e coragem pra caramba.
“Se você quer saber como um homem é, preste atenção em como ele trata quem é inferior a ele, não seus iguais.” (Sirius Black)
Sirius Black foi embora cedo mas deixou um belo legado para série. Como um dos personagens mais admiráveis, o rebelde da família Black deixou bons conselhos. Um deles é sobre enxergar o caráter das pessoas. É mole ser legal e educado com quem está na mesma fase, turma, posição social ou situação que você. Um homem bom não deve ser medido por isso, deve ser medido pela sua capacidade de tratar de forma igual o chefe e o mendigo da esquina. Por isso fica sempre aquele conselho: pra saber se uma pessoa tem bom caráter, veja se ela trata os outros da mesma forma com que trata você.
“Só porque você tem a profundidade emocional de uma colher de chá, não significa que todos nós também tenhamos.” (Hermione Granger)
Não me lembro o contexto em que a Hermione disparou essa, mas a frase em si sempre me soa como um aviso para prestar atenção nos sentimentos das pessoas. Sério, a gente tem a burra mania de dizer, agir, fazer tudo como se esperasse que o outro teria a mesma reação e pensamento que a gente e dá merda. Ter sensibilidade para se colocar no lugar do outro e tomar decisões ou agir é algo que pouca gente sabe fazer – e quem sabe consegue muito mais coisa na vida, além de preservar relações. Hermione Granger me ensinou que não basta ser inteligente, você também precisa ser sensível.
“Diferenças de costumes e linguagem não são nada se os seus objetivos são os mesmos e se seus corações estiverem abertos.” (Alvo Dumbledore)
Dumbledore falando mais uma vez sobre tolerância, respeito, amizade, companheirismo e todas aquelas palavras que a gente conhece, mas se esquece no cotidiano. Não importa se se as pessoas são iguais ou não, o que importa é o coração e a forma com que se relacionam. Se existir virtudes entre quem quer que seja, linguagem ou cultura ou raça ou cor ou sexo ou qualquer coisa que parece ser segregadora não será.
“Existem coisas mais importantes como amizade e bravura.” (Hermione Granger)
Eu costumo dizer que os amores da minha vida são meus amigos. Eles sempre conhecem os meus piores lados e ainda assim continuam ali por mim. Continuam me enfrentando, dando abrigo, passando comigo por tudo e compartilhando memórias de coisas que eu vou contar pra alguém lá na frente. Além disso, a Hermione também cita que bravura é uma qualidade importante para alguém. E realmente existe razão nisso. Os tempos estão difíceis para os sonhadores, como diria Amélie, então “é preciso força pra sonhar e perceber que estrada vai além do que se vê”.
Você também pode gostar desse assunto. Assista ao vídeo abaixo: