“A gente não precisa de arte”


Sempre gostei de cinema, teatro e de exposições bem antes de entender um pouco mais a fundo da técnica de cada um deles. Fiz faculdade de comunicação e, por conta disso, artes e outros temas relacionados entraram numa nova perspectiva pra mim. Um belo dia, numa das aulas de arte contemporânea, ouvi alguém dizer “não sei por que estudamos isso, a gente não precisa de arte”.

A frase foi dita no contexto de que, numa exposição, não existe nada além da contemplação de gente que tenta pagar de cult e criar significados pra algumas telas, instalações e obras. Babaquice pura, gente.

Todo mundo precisa extravasar. Todo mundo precisa de catarse, botar as coisas pra fora, se entender um pouco. Arte é ler, ouvir música, assistir a peças e filmes, ver quadros e apresentações, admirar móveis desenhados etc. Tudo isso faz a gente sentir alguma coisa, tudo isso rompe com alguma coisa dentro da gente. Não precisa ser genial, não precisa contar com traços que você não vai entender. Precisa tocar a gente, isso sim.

Essa minha visão fez com que eu me recolocasse no modo de encarar arte. Exposições, por exemplo, me fascinam. Provocam choque, provocam imersão, repenso a minha vida. Foi o que fiz no último domingo, num dia frio e chuvoso de Rio de Janeiro. A convite da Pirelli, visitei o ArtRio – uma feira que reúne artistas famosos e novatos da arte num único lugar. A Pirelli sempre teve uma relação muito forte com a arte, patrocinando eventos e artistas para ampliar cada vez mais a produção no segmento.

O lugar escolhido foi o Píer Mauá, que eu não vi desde que me mudei e tá incrível. Vale a pena a visita. Quadros, arquitetura, design e muita coisa bacana rolando por lá, vou contar um pouco pra vocês.

#ArtRioByPirelli

Comecei meu tour pelo estande da Pirelli. O destaque do estande ficou por conta do anuário de 50 anos do Calendário Pirelli. ERA INCRÍVEL. Eu sou apaixonado por fotografia e pude ver fotos de artistas famosas, contemplando a nudez artística delas fotografadas por famosos artistas (como Mario Testino) ao redor do mundo. 50 anos de fotografias que nunca tinham sido expostas ao público.

#ArtRioByPirelli

Nudez é um tópico delicado pra maioria das pessoas. É delicado e poderoso. Expõe a gente pro mundo. Incomoda, justamente porque ainda consideramos sexo um tabu. Nudez feminina quebra barreiras nessa sociedade cheia de pudores na qual vivemos. O anuário é um ótimo item pra quem ama fotografia e pode ser adquirido na Editora Taschen.

20150914_110451 20150914_110532

Falando na Taschen, o estande deles foi um dos que eu mais gostei de visitar. Álbuns, anuários, fotografias vivas de ícones da cultura pop e da história. ACHEI MEU PRESENTE DE ANIVERSÁRIO LÁ, podem me dar o álbum da Marvel, obrigado. Edições de colecionadores dos Stones, cenas inéditas do Chaplin e tudo mais ornavam muito bem juntas. Indico que procurem depois pra ver com mais detalhes o tanto de coisa legal que a editora possui.

#ArtRioByPirelli #ArtRioByPirelli

Já a Carbono Galeria me ganhou com uma parede de quadros e intervenções em cada um deles. Legendas diretas davam um sentido completamente diferente pro quadro. Uma menina brincando num milharal com a legenda “medo” me deu arrepios. É disso que eu falo sobre arte: a gente precisa, sim. Só não sabemos como precisamos.

20150914_120227

A Galeria Marilia Razuk brincou com estatuetas e quadros. Um quadro azul incrível me chamou a atenção – tô naquelas de decorar a casa e babo em letterings bem feitos. Além disso, um pequeno grande homem tentava escalar uma pilastra. Fiquei imaginando como a gente tenta escalar os problemas da vida o tempo todo. Me identifiquei.

#ArtRioByPirelli
Se você gosta do Rock in Rio, você iria pirar com o estande deles. Sério! Pôsteres incríveis contando um pouco do Festival Eu ganhei um e tô louco pra emoldurar aqui em casa.

20150914_105504

O ArtRio inteiro foi incrível. Pena que não consigo mostrar as partes de arquitetura e os food trucks (<3) aqui. Fica a indicação pros próximos e o meu “muito obrigado” pelo convite a Pirelli.

bovonew

*Para fins de direitos autorais, declaro que as imagens utilizadas neste post não pertencem ao blog. Qualquer problema ou reclamação quanto aos direitos de imagem podem ser feitas diretamente com nosso contato. Atenderemos prontamente.

-

Você também pode gostar desse assunto. Assista ao vídeo abaixo:

Comentários