Nunca vamos seguir em frente se não pararmos de pensar no passado


As informações presentes nesse texto podem te assustar, mas com certeza estão reunidas pra que você passe a enxergar melhor alguns pontos, acompanhe a leitura:

Comecei a me perguntar, quantos dias eu realmente consegui aproveitar do começo ao fim, sem que eu ficasse pensando em algo que fez parte do meu passado, ou algo que eu almejo pro meu futuro, e a resposta foi: nenhum, ou quase nenhum.

E daí, surgiu a necessidade de escrever esse texto com base em muitos dos pensamentos que eu tive. Mas vamos começar pelo básico, certo? Achei que a melhor maneira de começar seria com uma definição muito didática sobre o que é o agora.

Significado de Agora

advérbio de tempo.
1. Nesta hora;
2. Neste exato momento;
3. Já;
4. De modo recente;
5. Na época corrente;
6. Nos dias de hoje;

Meu maior choque foi ver que pra uma palavra tão simples, são inúmeras as possibilidades de aplicação dela e mesmo com tudo isso, em muitos momentos a gente não consegue entender o que ela quer dizer na realidade.

É como se a nossa cabeça entendesse que o tempo presente não vale o bastante pra ser vivido e por conta disso a gente precisasse sempre um futuro melhor, até mesmo – por outra perspectiva – relembrar um passado marcante pra gente que como tudo na vida acaba um dia.

Nessa intensa vontade de viver um novo momento melhor do que estamos vivendo a gente apressa os dias, os momentos, a vida, passa a ignorar as coisas, desdenhar os sinais e questionar a fé, o universo quando na verdade isso acaba sendo uma incapacidade de viver o que nos foi dado.

A real é que o presente mostra muita coisa valiosa, principalmente mostra coisas das quais a gente provavelmente não pensou no passado e ao ter que confrontar tais coisas, acreditamos que elas não são validas pra gente e por isso o anseio pelo futuro.

É assustador quando a gente começa pensar na realidade através desse ponto: quantos dias foram vividos na totalidade, onde a gente esteve presente neles o tempo todo? Ai você deve ter se questionado pensado: mas eu to vivendo o presente agora, to trabalhando, estudando, ou fazendo qualquer outra atividade. Mas em alguns desses momentos você se pegou pensando no passado? Ou com expectativas para o futuro? Então… você não tá vivendo o tempo presente.

Não quero te assustar, (mesmo tendo dito que era assustador) até porque pra mim também foi um choque entender que todo o tempo que eu gasto vivendo algo que não seja o presente, não é o presente de fato. Mas essa é a mais pura realidade, nossa rotina acaba muito focada em dar muitos passos a frente ou inúmeros passos pra trás.

Esse excesso de expectativa está quase sempre ligada a busca pela felicidade, mas como conseguir isso se o nosso pensamento nunca está no tempo presente? E claro, não é errado a gente perseguir a felicidade, mas talvez se prestarmos um pouco mais de atenção, a gente pode garantir ela para o momento de agora e não só pra um momento futuro, ou talvez vivendo esse agora a gente não acabe voltando tanto pro passado pra buscar sentir a mesma coisa que sentimos anteriormente.

Por isso, eu convido você leitor, a fazer junto comigo um exercício que pode mudar os seus dias, de forma que você passe a ficar atento a tudo que acontece a sua volta.

1. Observe tudo o que o rodeia e pense como é e como você se sente.
2. Aproveite para relaxar, desligar-se de tudo, menos de você.
3. É completamente normal que lhe ocorra algum pensamento que não tenha nada a ver com o momento presente, caso aconteça: pare, respire e volte.

São 3 dicas simples que podem ajudar você a valorizar mais o momento e respeitar que tudo seu processo. É bom lembrar que a gente vive cercado de privilégios, mesmo que pequenos, mas existentes, lidar com qualquer um deles no nosso dia-a-dia é uma vantagem acima de muitas outras pessoas.

Respeite o tempo presente e aprenda a ser grato por isso, porque com certeza, vivendo ele a gente consegue lidar melhor com a nossa realidade sem ter que buscar qualquer medida alternativa como as mencionadas até agora pra viver a vida.

-

Você também pode gostar desse assunto. Assista ao vídeo abaixo:

Comentários