Relaxa, nada está sob controle


Se você teve um ataque de nervos só por ler a frase do título, esse texto é para você, companheiro de excesso de neura e de obsessão em fazer com que tudo seja sempre do seu jeito.

Vou começar dizendo que fazer planos para o futuro é diferente de querer que tudo esteja sempre dentro dos seus conformes. Muito pelo contrário, além de ser bastante prudente, esse preparo é o que nos traz (ou deveria trazer) a confiança necessária para que, depois de planejar, pudéssemos deixar as coisas simplesmente tomarem sem rumo. Além disso, eu amo planilhas de Excel e listas de tarefas e irei defendê-las. Ou seja, não é disso que estou falando, tá? Então tá.

O que quero dizer aqui é que às vezes as coisas que a gente planeja não saem bem como esperamos e nem sempre isso é nossa responsabilidade. E é nessas horas que precisamos entender que não podemos tentar manter tudo sob controle sempre, porque ao menor desvio, a frustração bate à porta.

Além do que, se pararmos para pensar no futuro e em todas as suas variáveis, percebemos fácil fácil que um plano não é mais do que um mapa que pode te ajudar a chegar onde você pretende. O que acontece durante o caminho é que vai determinar o quão experiente você chegou ao seu destino e muitas vezes é isso que te prepara para lidar ou para receber aquilo que buscava. O nome disse é vida.

Fora isso, como um desses serumainhos que acham que podem controlar a vida, o universo e tudo mais, sei muito bem que a gente às vezes extrapola os limites do imaginável e quer controlar as pessoa tudo também. Mas calma que isso pode ser até inconsciente.

Sabe quando você acredita piamente que alguém fez algo por um motivo X, sem que isso nunca tenha sido dito? Ou quando, dentro da sua linda cabecinha, chega à conclusão do que o outro quer ou não com você, o que ele sente por você e que por trás do que ele tá falando existe um significado muito diferente do que as palavras dele dizem?

Tá complexo, né? Vou dar exemplos, porque sou desse tipo didático:

– Ah, ele tá me chamando pra sair, mas tenho certeza que foi porque se sentiu obrigado, só porque eu perguntei semana passada se queria fazer alguma coisa comigo.

Ou

– Ela não vai querer ficar comigo, imagina. Acabou de terminar o namoro, não tá nessa vibe / tem como arranjar coisa muito melhor / está em outra fase da vida.

Se identificou? Parabéns! Além de tudo você também controla as vontades, sentimentos e mentes alheias, viu, filho do Padre Quevedo com a Mãe Diná?

Percebe a arrogância por trás de tentar adivinhar o que a outra pessoa pensa e chegar à conclusão de que você sabe o que é melhor pra ela, porque precisa ter poder até sob o que ela deve fazer com a própria vida?

Deu pra entender então, como é absurdo tentar fazer com que as coisas sejam diferentes do que são? Que tudo ocorra do seu jeito, como se estivesse escrevendo um roteiro de cinema e não a sua própria história?

Então repito aqui o que disse no título: relaxa, que nada está sob controle. E é por causa disso que coisas incríveis acontecem. Apenas aproveite.

-

Você também pode gostar desse assunto. Assista ao vídeo abaixo:

Comentários