5 perguntas que eu queria ter feito pra pessoa que me deu um pé na bunda


 
Com certeza você já terminou um relacionamento e se sentiu perdida, cheio de perguntas sem respostas e cheia de mágoas sem consolo. Inspirados na nova música da Camila Cabello (I Have Questions), nós decidimos listar algumas perguntas que sempre ficam, mesmo quando a outra pessoa vai embora.

1 – Por quê?

Na maioria das vezes nós não entendemos o motivo pelo qual os relacionamentos acabam, e essa é uma das dúvidas mais cruéis. Na busca pela resposta, a gente se tortura tentando encontrar nas rachaduras do coração o que foi que a gente fez de errado – por mais que talvez o erro não tenha sido nosso. Nessa situação, é comum começar a perceber algumas coisas de forma equivocada, dando interpretações às nossas atitudes que justifiquem a outra pessoa ter ido embora, mas não se torture: nós não devemos ser responsáveis por manter ninguém do nosso lado. Se um relacionamento não é uma via de mão dupla a coisa toda desmorona, mas isso não justifica que a culpa seja sua: talvez a outra pessoa esteja na contra mão, e trazer para si todo a responsabilidade do outro é um fardo pesado e perigoso.

2 – Não fui o suficiente?

Eles nunca vão responder, mas vou te dizer: sim, você foi o suficiente. Nunca atribua para si uma falta que não existe. Se seu parceiro não viu em você qualidades o suficiente para que ele se mantivesse atraído e interessado, isso não significa que você não as possui. Como diria a poeta Rupi Kaur, “eu era um museu cheio de quadros, mas você estava com os olhos fechados”.

3 – Você se importa?

Talvez eles se importem, mas advinha? Provavelmente não o suficiente. Mas no fim das contas não faz muita diferença: se importar não é e não pode ser motivo suficiente para manter um relacionamento por si só. O melhor que você tem a fazer é não se importar tanto – por mais difícil que pareça, e seguir a vida. Ele já deve estar seguindo a dele, e não há motivos para você não fazer o mesmo.

4 – Eu posso consertar?

Depende. Você quebrou alguma coisa? De fato a culpa foi sua? Talvez você tenha sim sido a causa e tenha magoado a outra pessoa a ponto de levar as coisas a um fim, e talvez essa situação pode ser consertada com um diálogo saudável. Diga o que sente, expõe seus argumentos e diz que quer consertar as coisas e tentar fazer funcionar. Se não der certo (ou se a culpa não for sua), talvez não tenha mais nada a fazer a não ser seguir em frente. Esse pode ser o caminho mais saudável, aceitar que as coisas tenham um fim e que tudo bem, há outros destinos esperando por você e que a sua felicidade não depende dele – nem de ninguém se não você.

5 – Volta?

Essa é a pergunta que mais dói em não ser respondida, muitas vezes, ela sequer é perguntada. Pedir que a outra pessoa volte talvez seja o maior sinal de vulnerabilidade, e muita gente prefere esconder esse desejo. Mesmo assim, nem sempre essa pergunta precisa ser verbalizada: você pode querer uma pessoa de volta e agir para que isso aconteça, seja com um diálogo saudável (como na pergunta 4) ou demonstrando que sente falta da pessoa e que ela é importante pra você. Mesmo que nenhuma das duas coisas sejam feitas, você com certeza já se perguntou em algum momento: se a pessoa voltaria, se ela pode voltar ou o motivo pelo qual ela não volta, mas sabe de uma coisa?

Se você se pergunta isso e não vê ou uma resposta ou sinal de interesse na outra pessoa, não espere mais que ele volte: vá você. Saia do estado nocivo das perguntas e das mágoas e vá atrás de coisas que vão te preencher e te deixar feliz. Saia com seus amigos e faça coisas que te distraem, independente de você estar ou não sozinha.

Aproveite que você tem todas essas perguntas e se faça algumas também importantes: “eu realmente preciso dessa pessoa? Eu devo esperar que ele volte? Eu sou mesmo insuficiente? Eu me importo?” E as respostas para essas serão um grande NÃO. Você não precisa de ninguém para te completar e para levar você adiante. Você é um universo inteiro dentro de si mesma, então, levante a cabeça e não se questione mais: prove que você é capaz de ser feliz sozinha – não para ele, mas para você mesma -, e descubra que existe mais força dentro de você do que imagina.

-

Você também pode gostar desse assunto. Assista ao vídeo abaixo:

Comentários