Hoje eu estou aqui para salvar VOCÊ, que está em dúvida sobre chutar o balde do seu emprego ou aceitar um novo… Mas um daqueles que você sente tesão zero de contar para os amigos ou celebrar.

Acredite, eu sei que a gente aceita várias coisas na vida que estão abaixo do que a gente sabe que merece ou que não têm mais a ver com o que a gente quer, simplesmente porque a gente acha que não tem outra saída, ou que é um mal necessário até um outro momento que tenhamos então reais condições. Mas posso falar? Eu já me vi perdendo MUITO TEMPO NA VIDA caindo nessa armadilha mental.

Cada vez mais precisamos fazer nossas escolhas de acordo com quem somos e o que queremos para a nossa vida, para o nosso futuro. Se a gente deseja esse futuro, a gente precisa caminhar rumo a ele. É o óbvio né? Mas não é o que a gente faz…

Não tem muito sentido se candidatar para um emprego no banco se você não quer passar muitas horas trancado no escritório. Não faz sentido fazer concurso público se você odeia burocracia e mesmice.

Aqui estão algumas perguntas que podem te salvar nessa tomada de decisão:

1) Trabalhar nesta empresa me deixará mais próximo(a) da realidade que eu sonho para mim?

2) Esta empresa tem o meu perfil, a minha pegada, a minha batida?

3) Qual é a visão desta empresa? Para onde ela está caminhando? É pra lá que eu quero ir também?

4) A experiência que terei me aproximará um pouco mais de onde quero chegar? (Muitas vezes os sonhos tem um monte de etapas. Para sonhar em ganhar o Oscar, eu preciso primeiro fazer o curso de roteiro!)

5) Vou aprender coisas novas que me levem rumo ao meu propósito?

6) Estou interessado neste trabalho só pelo dinheiro?

7) Estou aceitando este trabalho só para preencher o meu vazio? Para fazer algo com as minhas horas?

8) Este trabalho vai acrescentar no meu currículo? Será um importante passo para a próxima empresa que pretendo trabalhar? Ou para o projeto que pretendo lançar?

Dependendo do que respondeu nestas perguntas, você vai rapidamente perceber se está em um caso sério de autoengano, sabotagem, tapando o sol com a peneira. Eu sei que é difícil enxergar, porque já fiz muito isso…

Mas caso estas perguntas deixem claro que este trabalho não te levará ao rumo certo… Aí vai o que eu aprendi com a minha experiência:

Não aceite este emprego. Ele será somente um preenchimento das horas, uma perda de tempo. Ele só vai adiar os seus sonhos e você vai se deparar novamente com essa encruzilhada lá na frente. Eu sei que é meio difícil de acreditar em uma pessoa te falando isso, mas no fim das contas, dessa vez terá que vencer o medo, acreditar e dar um passo no escuro.