4 músicas pra você ouvir na praia


Janeiro! Sol, calor (umas chuvas, também), praia, férias! Se você anda trabalhando neste início de 2016, assim como eu, tem seu instagram repleto de fotos das férias das pessoas mais descoladas, com areia branquinha e mar transparente decorando aquela selfie de sunga ou de biquíni, não se avexe: estamos aqui pra te dar um gostinho sinestésico de praia, com música pra invadir seus ouvidos e lembrar que até no metrô dá pra sentir um pouco da brisa marítima no rosto.

Sem Maria Bethânia por hoje – fugindo dessa relação profunda com as águas, aqui listamos músicas brasileiras que vão te fazer sentir de férias, no mar, com sol, ainda que apenas de olhos fechados e fones de ouvido dentro do ônibus. Mas, se você está curtindo as férias no litoral, pode colocar essas músicas pra tocar de manhã cedo, pra curtir o dia e tudo o mais. E aí você já começa o ano com musiquinhas novas pra curtir. Vamos nessa!

Parati – Suor

Lânguida, “Suor” tem um começo promissor, sendo um dos singles mais legais do ano passado. Bom para ouvir na companhia de alguém, mas serve muito bem para você indicar pra pessoa que gosta – “sente a cadência constante, intrínseca, descanso, estímulo, seu consolo faz sorrir” é ótimo pra acompanhar um “lembrei de você quando ouvi”. O duo Parati, com nome sugestivo de uma das cidades praianas mais legais do Brasil, fez esse som sem censurar, pra você lembrar o que é sol – sem sombra.

Russo Passapusso – Remédio

“Aqui ninguém mais fala dos motivos de estarmos doentes” me parece uma letra muito bem escrita para descrever os bons momentos na praia. “Remédio” é faixa do obrigatório Paraíso da Miragem, álbum de 2014 do baiano Russo Passapusso. E, no caso de você ter ido pra praia pra deixar para trás um amor mal resolvido, a música dá uma virada de ritmo sensacional da metade pro fim – “eu, sem você, que solidão…”. E eu não vou dizer que isso não existe, porque existe sim. A gente tá sempre querendo esquecer alguma coisa, não? Ao invés de um brinde, um mergulho a isso.

Cláudia Dorei – Gentileza

Primeiro trabalho da ótima Cláudia Dorei, datado de 2010, Respire é um álbum de pegada trip hop. Uma pitada tropical faz dele tão brasileiro que seria preciso uma tradução literal do termo para defini-lo. “Gentileza gera gentileza” diz o refrão da música, e aposto que você já viu alguém com esses dizeres estampados na camiseta de caiçaras, praianos, turistas, humanos. “Gentileza” tem jeito de ser cantado na areia, suspirando com o quebrar das ondas.

Anelis Assumpção – Eu gosto assim

Não se deixe enganar pelo grave piano no começo de “Eu gosto assim”: ele é pra lembrar que existe trânsito e cinzas lá perto do mar. Aliás, a honrada filha de Itamar Assumpção avisa: “Marginal parada: não gosto, burocracia: não gosto, guerra no Golfo: não gosto, panela vazia: não gosto”, pra emendar do que de fato ela gosta: “por do sol na praia, cerveja gelada”… Quem não? Essa moça sabe das coisas. “Eu gosto assim”, assim como o restante do álbum “Anelis Assumpção e os Amigos Imaginários”, de 2014, é pra dançar e suar com quem se gosta e se quer. Vai na minha que é sucesso!

E tu, o que tem presença na sua playlist de férias? Compartilha com a gente!

Pelvini

-

Você também pode gostar desse assunto. Assista ao vídeo abaixo:

Comentários