As 10 melhores aberturas de série de todos os tempos


Fiz uma enquete na semana passada: qual série tem a melhor música de abertura? Não é a ~abertura~ mais legal, é a melhor ~canção~. Juntei as respostas que recebi com meu gosto pessoal e montei essa lista com as 10 mais legais.

10 – The OC: California Here We Come

Essa inesqucível música, que virou hino da adolescência de muita gente, é da banda Phantom Planet. Antes de estar na abertura de “The O.C.”, ela tocou na trilha do filme “Orange County” (no Brasil, “Correndo Atrás do Diploma”), com Colin Hanks e Jack Black.

9 – Mary Tyler Moore: Love is All Around

Provavelmente a abertura mais icônica de todas. A série dos anos 1970 focava em Mary, uma mulher solteira e independente e que trabalhava fora (feministas say yeah!) e a abertura mostrava de forma fofa um pouco de sua rotina – mesmo que o seriado fosse uma comédia. A prova de que ela foi importante? Olha só quem amava a série a ponto de fazer sua própria versão…

8 – Weeds: Little Boxes

A abertura de “Weeds” é super legal. Ela foi escrita por Malvina Reynolds em 1962 (e se tornou um sucesso no ano seguinte com Pete Seeger) e é um protesto contra a classe média conformista, com os mesmo objetivos e sonhos, que fabrica pessoas com as mesmas ambições (e a abertura ilustra bem isso). As “pequenas caixas” do título são as casinhas do subúrbio americano, feitas do que ela chama de “ticky-tacky”, que é uma gíria pra material de construção de má qualidade.

Obviamente a música foi gravada por muita gente desde 1962 e a própria série já fez rodízios de versões na abertura. Essa acima é da Regina Spektor.

7 – Os Normais: Você é Doida Demais

Na verdade, a música original tem mais a ver com um cara que estava pensando em pedir uma mulher em casamento mas percebeu que, na verdade, ela é… bom, doida demais. E era melhor ele fugir enquanto dava tempo. Qualquer semelhança com Vani e Rui não é coincidência – apesar de que os personagens da série global se amam muito, né? 

6 – The Nanny: The Nanny Named Fran

A música é de Ann Hampton Callaway (que escreve para Barbra Streisand e do musical “Swing!”) e da sua irmã Liz Callaway, e ficou famosa por ser direto ao ponto: em poucas palavras ela te conta rapidinho o argumento da série enquanto apresenta os personagens. Assim fica fácil começar a assistir o seriado de qualquer ponto.

5 – The Fresh Prince of Bel Air

A mesma coisa acontece aqui. Logo na abertura Will Smith conta que se envolveu com uma galera da pesada e precisou ir morar com a parte rica da família, te deixando a par do assunto da série – a letra é em parceria com Quincy Jones III. A abertura é tão icônica que todo mundo riu e entendeu quando Jimmy Fallon fez uma paródia quase 20 anos depois, quando seu “Tonight Show” foi ser gravado em Los Angeles (atualmente ele fica em Nova York).

4 – Gilmore Girls: Where You Lead

Nada combina melhor com aquela abertura outonal de “Gilmore Girls” que Carole King, né? A letra fala sobre companheirismo e tem tudo a ver com a relação de Lorelai e Rory. Curiosidade: a cantora aparece na série! Ela é Sophie, a dona da única loja de discos e instrumentos de Star Hollow que foi quem vendeu a primeira de bateria para Lane. Awn! Simbólico.

3 – Orange in the New Black: You’ve Got Time

Quando comecei a ver a série eu pensei: “nossa, que abertura longa”. Dois episódios depois eu já tava gritando: “the animals, the animals…!”

Regina Spektor escreveu a música sob encomenda de Jenji Kohan, criadora da série, que ia enviando pra ela trechos dos primeiros episódios (ainda sem editar) pra ela entender o mundo das detentas de Litchfield. Em uma entrevista para a Rolling Stone, ela conta como foi mostrar a faixa pronta para Kohan: “Ela escutou com fones de ouvido e depois virou para mim: ‘Isso é demais, eu amei! É incrível! Isso é perfeito’. Ela sincronizou com a abertura e eu vi as fotos de todas as prisioneiras e tudo fez sentido. Pensei ‘uou, encaixou direitinho’.”

2 – Friends: I’ll Be There For You

A música da abertura de “Friends” é muito influenciada por Beatles. Ela foi escrita pela banda The Rembrandts em parceria com os produtores da série, David Crane e Marta Kauffman, além de Michael Skloff (marido de Kauffman) e Allee Willis – mas a ideia inicial deles era que a letra fosse oferecida para o They Might Be Giants ou R.E.M. Quando a série estourou, a música tocava sem parar nas rádios (mesmo sendo curtinha) então a banda foi obrigada pela gravadora a fazer uma versão longa para o disco deles de 1995 – e ela atingiu o #17 no Hot 100 da Billboard e o disco foi platina.

1 – True Blood: Bad Things

Essa música canastrona dá um arrepio inexplicável, né? E tem tudo a ver com a série. Ela é do cantor country Jace Everett. Basta ouvir uma vez pra ficar com ela na cabeça.

Difícil demais pensar só em 10! Que outra série tem uma música de abertura que você ama?

Cadete

-

Você também pode gostar desse assunto. Assista ao vídeo abaixo:

Comentários