7 coisas para aprender sobre o mercado de trabalho antes dos 25 anos


Listei 7 coisas que considero importantes sobre o mercado de trabalho para compartilhar com vocês. Seja você funcionário ou chefe/empregador/líder, essas são dicas que considero valiosas para qualquer carreira. Algumas delas são difíceis de por em prática e outras não dependem exclusivamente de você, mas algumas você pode por em prática desde já. Espero que minhas experiências possam ajudar, porque eu não tive ninguém que me alertasse sobre isso, mas quero fazer isso por vocês.

1. Reconhecimento vale mais que qualquer coisa

Acho que esse é o ponto mais importante e é também o meu motivo pra começar a falar de tudo que vou falar aqui. Porque em matéria de trabalho, nada é tão bom, tão gratificante quanto ser reconhecido. Pode parecer bobeira, mas receber um “muito obrigado” ou um elogio do seu chefe sobre algo que você fez é sim, muito importante. Reconhecer uma atitude e ser grato não custa nada e vale muito. Por favor, vamos reconhecer o trabalho das pessoas!

2. Motivação é fundamental

A motivação é uma aliada do reconhecimento e é o que de mais inspirador pode acontecer no seu trabalho. O que motiva cada um de nós varia muito. Pode ser uma oportunidade nova, a confiança que você acabou de conquistar, o reconhecimento que você tem ou até mesmo o seu salário. Mas não só o salário, ok? De nada adianta você manter um funcionário com um ótimo salário se ele se sente mal no ambiente de trabalho, com os colegas ou se sente diminuído ou inútil de alguma forma.

3. Descubra seu valor

Essa talvez seja a coisa mais difícil de se conseguir, mas é essencial. A maioria das pessoas que largam seus trabalhos e correm em busca de um sonho, além de inquietos, são pessoas que descobriram seu valor. Saiba da sua importância, mas não seja NUNCA prepotente, por mais essencial que você possa ser. Também não permita que te diminuam. Saiba que seu trabalho é mais dependente de você do que você dele! Saber seu valor também é saber o valor do seu trabalho e isso vale para pessoas que precisam valorar sua mão de obra (que prestam serviços ou que trabalham com pretensão salarial).

4. Saiba dar créditos

Você pode pensar que isso não tem nada a ver com o mercado de trabalho, mas pergunte à um jornalista, escritor ou músico como ele se sentiria se alguém usasse uma obra sua sem lhe conceder os devidos créditos. Isso, além de uma postura deplorável, é ilegal. E se você pensa que por não ter uma profissão desse tipo, isso não te diz respeito, imagine alguém usar uma ideia sua sem sua permissão ou ainda usar não lhe dando os créditos por isso. Pense nisso, seja humilde e reconheça o esforço dos outros. Sempre dê os créditos a quem fez o trabalho.

5. A força do trabalho em equipe

Desde a escola, com os trabalhos em grupo, é isso que tentam nos ensinar mas a gente aprende mesmo é na prática. Trabalhar em equipe pode ser um grande desafio, ainda mais quando as pessoas se veem como oponentes e não como membros de um mesmo time. Sorte de quem pode escolher sua própria equipe. Mas acredite, são nas experiências frustradas que a gente aprende o que devemos ou não fazer com os outros. Na dúvida, use a empatia e não faça com seu colega o que você não gostaria que fizessem com você. Espero que um dia todos tenham uma ótima equipe para entender o valor dessa experiência.

6. A importância da liderança

Falando em equipe, vamos falar de líderes. De uma vez por todas, líder é totalmente diferente de chefe. A gente reconhece um líder por muitas qualidades e características boas como as que já disse aqui e muitas outras. Basicamente, o líder tem mais empatia e se preocupa mais não só no andamento do trabalho, mas também com o bem estar da sua equipe. Quando você tem um líder, pode apostar que seu trabalho vai fluir muito melhor e de maneira mais leve.

7. Prazos são amigos

Pode parecer mentira, mas não é. Os prazos nos ajudam muito a nos organizar e planejar o nosso trabalho. A não deixar tudo correr solto, sabe? Claro que não estou me referindo aos clientes loucos que pedem por prazos impossíveis de cumprir! Estou falando de organização e isso, faz toda a diferença no seu rendimento e na diminuição do seu estresse (desde que você não ignore o prazo e faça tudo na véspera). Experimente criar prazos pra você mesmo, aposto que vai ajudar.

Mais do que um emprego, eu desejo um emprego que faça bem a vocês, que vocês cumpram suas tarefas com brilho nos olhos, que se sintam importantes e que sejam reconhecidos por isso. Porque dinheiro nenhum no mundo vale a sua felicidade.

Nepomuceno

*Para fins de direitos autorais, declaro que as imagens utilizadas neste post não pertencem ao blog. Qualquer problema ou reclamação quanto aos direitos de imagem podem ser feitas diretamente com nosso contato. Atenderemos prontamente.

-

Você também pode gostar desse assunto. Assista ao vídeo abaixo:

Comentários