RuPaul’s Drag Race – o reality show que quebrou paradigmas e fala sobre aceitação, lutas e amor.


Se você está na internet, você com certeza já ouviu falar sobre RuPaul’s Drag Race. O reality show que começou em 2009, retrata uma competição entre drag queens, na busca pelo que se intitula a “America’s Next Drag Superstar” ou a Próxima drag superstar da América. Durante as temporadas, as participantes são estimuladas a lidarem com situações do cotidiano de uma drag queen, com desafios de maquiagem, confecção de figurinos (alguns totalmente feitos com sucata, por exemplo), atuação e o desafio mais importante: o lipsync ou dublagem de uma música, que é o que garante a permanência das queens no programa.

Apresentado pela famosa drag queen americana RuPaul, o programa fugiu do até então padrão universal de reality shows, onde o seu buzz acontece nas primeiras temporadas e depois perde a força. Estreando num canal americano pago, voltado para o público LGBT, ainda que sendo a maior audiência da emissora, lá em 2009 seus números eram pouco expressivos comparados com os números de outras competições globais. Em 2014, na sua sexta temporada, o reality explodiu mundialmente, gerou interesse e fez com que todo mundo (independente de sua orientação sexual) se apaixonasse pelas histórias e desafios desses homens personificando o feminino para ganhar a vida nos palcos.

RuPaul é conhecida por ser a primeira drag queen mundialmente famosa. Desde os anos 90, estampou capas de revista de circulação global, lançou CDs, vídeo clipes e usou sua voz em uma parceria de sucesso com a grife de cosméticos M.A.C. que, desde 1992, já arrecadou cerca de US$ 250 milhões em fundos para estudos da vacina anti-HIV.

“Querido, ser drag queen, hoje, é um ato político” – disse RuPaul em entrevista à Folha de São Paulo em dezembro de 2013.

Com frases memoráveis, como “If you can’t love yourself, how in the hell you gonna love somebody else?” ou “Se você não se amar, como você vai amar outra pessoa?”- [tradução livre] – RuPaul transformou a competição em um ato político, dando força a todos aqueles que, assim como ela, vivem a batalha diária de “ser diferente”, já que não é fácil amar a si mesmo quando uma grande parcela das pessoas é contra quem você realmente é.

Durante a competição, os nomes de batismo dão lugar aos nomes sociais ou artísticos, escolhidos por cada participante. Entre elas existe rivalidade, sim, afinal, uma boa quantia em dinheiro, um título e uma coroa estão em jogo, mas a intenção do programa é formar uma rede poderosa, uma família, onde todas possam ser ouvidas, sem julgamentos e se expressarem sendo quem realmente são abrindo infinitas portas para todas as pessoas que, por algum motivo, não se encaixam completamente nos padrões da atual sociedade, que vêm sendo desconstruídos aos poucos. Essas portas abertas pelo programa, por exemplo, fez um grupo de 13 drags cariocas se unir e montarem o projeto DRAG-SE, que conta com um canal no youtube (link https://www.youtube.com/user/dragsetv) protagonizado por jovens artistas para difundir a arte e a cultura drag. Com seus próprios programas na web, paródias de músicas pop e tutoriais de maquiagem, elas têm o intuito de mostrar a todos como vive uma drag, estimular discussões sobre o tema, difundir e esclarecer essa arte. Ainda há muita luta pela frente, e RuPaul com certeza faz com que esta luta seja mais fácil.

Anybody who can step out of the house with a pair of heels and some lipstick on their lips is my hero.” – “Qualquer um que coloque o pé fora de casa com um par de salto alto e batom na boca é meu herói”

A percepção mainstream do que é ser drag mudou e um gênero de TV que estava há tempos caído foi renovado. Ser vulnerável não significa mais ser fraco e amar a si mesmo é uma tarefa extremamente complexa, mas que no fim, compensa. Rupaul’s Drag Race é um programa sobre superação, redenção e, acima de tudo, amor.

A sétima temporada do reality começa em Janeiro de 2015 e você já pode ver quem serão as drag queens que tomarão conta das redes sociais nos próximos meses acessando o site da LogoTv (http://www.logotv.com/) .

Se ficou curioso ou se apenas quer relembrar as temporadas passadas, todas as 6 estão na NetFlix! Yay!

No mais, “We are born naked and the rest is love.” – RuPaul

Rodpocket

-

Você também pode gostar desse assunto. Assista ao vídeo abaixo:

Comentários