7 mudanças no seu dia a dia que foram provocadas pelo uso dos smartphones


Com a tecnologia, novos comportamentos e formas de agir foram despertadas em nós. Pra bem e pra mal, friso eu. Por isso, pensando nesse universo pessoal de coisas que comecei a fazer por conta do uso constante de smartphones, decidi fazer um breve relato de 7 coisas que se tornaram rotina depois que os nossos celulares viraram nossos amigos inseparáveis.

1) A gente só fica perto de quem a gente quer. Quantas mil vezes ignoramos pessoas que estão próximas de nos para ficarmos conectados com alguém no mundo virtual? Não são raras as vezes em que numa mesa de bar e até na mesa de almoço de domingo a gente conversa mais com os amigos no whatsapp do que com as pessoas a nossa volta.

2) Estamos nos mostrando cada dia mais obsessivos e possessivos. A todo momento queremos saber onde o outro está. Já peço desculpa de antemão pelo que vou dizer, porque acho que essa informação pode atrapalhar vários relacionamentos, mas eu ouvi isso de uma amiga e fiquei cho-ca-da: O whatsapp tem uma função chamada localização e ela manda pra pessoa com quem você esta conversando o lugar exato onde você está no mapa. Gente, eu acho o cúmulo! Qué dizê: cabô privacidade. E eu nem vou comentar sobre as funções que dizem quando sua mensagem foi visualizada (e ignorada).

3) Nós damos muita atenção e dedicamos muito espaço a futilidades. A quantidade de vídeos de sacanagem, piadas prontas, repetidas por todos e prints de gente pagando mico mostra o quanto somos fúteis em grande parte do tempo. Sejamos sinceros, isso é ótimo pra relaxar, mas eu acho assustadora a quantidade de tempo que a gente perde falando besteiras nos grupos do whatsapp. Dava pra parar de desculpinha e entrar na academia com esse tempo perdido.

favim-com-33613

4) Falando nisso… A quantidade de profissões novas que surgiram: Blogueirx, blogueira de moda, gerador de conteúdo, fofoqueiros de plantão e minha categoria favorita blogueira fitness,, galera fitness (ou seja, sarada, estilo de vida saudável, foto de salada no almoço, dicas de academia) que ganha dinheiro pra malhar, digo treinar. Acho o máximo.

5) Como trabalhamos muito mais, quase 24 horas por dia. Na era dos smartphones, temos acesso a todo tipo de informação a todo momento. Podemos saber acessar nosso email e agenda de qualquer lugar a qualquer momento, o que por um lado é muito prático, mas eu vejo por mim, eu já acordo respondendo e-mail antes de levantar da cama, é tipo não parar de trabalhar. Estar ligado em trabalho sempre que estiver conectado à internet, ou seja, sempre.

6) Como julgamos as pessoas pelas aparências e como as pessoas se expõem desnecessariamente, acho que essas duas coisas estão atreladas uma a outra. A gente se expõe tanto na internet, é tanta foto de momento íntimo, de pessoas próximas (pra quem raramente a gente pede autorização antes de postar uma foto no Instagram). E toda essa exposição faz com a gente julgue as pessoas a todo tempo, se estão magras, se engordaram, se fulano pegou ou não tal pessoa, se uma atriz fez uma plástica ou se a outra foi a um evento sem se depilar. Eu hein, gente, vamos nos preocupar menos com os outros e mais com nós mesmos.

7) Como estamos nos relacionando de maneira diferente. Seja aniversário, casamento ou nascimento do filho a gente prefere fazer uma linda declaração no Instagram e no Facebook do que escrever um cartão ou desejar tudo aquilo pessoalmente para aquela pessoa que você diz ser tão especial.

Bônus item: como tudo isso na verdade também tem um lado bom, facilita nossa vida e é uma mão na roda. A prova disso é que eu escrevi essa lista.

Nepomuceno

-

Você também pode gostar desse assunto. Assista ao vídeo abaixo:

Comentários