Wednesday 23rd July 2014,
Entre Todas as Coisas

As 3 fases da superação de um relacionamento

Daniel Bovolento 13 de novembro de 2011 Artigos, Relacionamentos
As 3 fases da superação de um relacionamento
Leia em tela cheia!

Fase I – Someone like you

É a fase mais dolorosa. É o momento em que as coisas ainda estão muito recentes ou muito confusas. É o momento em que a gente acha que nada nem ninguém em tempo algum conseguirão substituir quem passou. O número dela ainda está nos registros recentes, sejam por ligações movidas a álcool ou por recaídas comuns. Você ainda pensa nela em primeiro lugar quando quer contar algo, ou mandar alguma mensagem tarde da noite, ou quando o silêncio do teu quarto vem e te traz as lembranças das partes boas. Você sente a necessidade de manter cada pequena parte do que se lembra por perto. E se questiona até as coisas mais óbvias.

Você se agarra ao que sobrou. Tenta não dar aquela volta pra trás nem olhar pras coisas que você ainda tem dela. Guardar em caixas, enterrar num lugar onde ainda seja possível resgatar as coisas quando precisar delas. O bar, as garrafas, os copos, as noites vazias se tornam seus melhores amigos. Tratá-la com amizade ainda dói. Tratá-la com indiferença é impossível. Você ouve rumores, se afunda mais um pouco. Essa é a fase da fossa literal. Aos poucos o tempo vai passando, as intensidades vão diminuindo. Você realmente consegue pensar mais em você, em conhecer pessoas novas sem se prender tanto assim. Mas nada se compara ao que foi com ela. Não ainda. Mas é a fase necessária dos clichês.

Fase II – Warwick Avenue

Algum tempo já passou. Seu trabalho anda progredindo, você ganhou aquela promoção. Seus amigos fazem festas e você sempre acaba rindo das fotos em que você saiu com a cara mais engraçada do mundo. Você sai todas as sextas, conhece pessoas novas, gente bacana de verdade. Mas ainda te falta profundidade para entrar num relacionamento. Você não liga mais pra ela, não manda mais mensagens. Os amigos em comum falam dela e isso não te incomoda tanto assim. Você até conheceu o novo namorado dela quando ela atualizou o status do facebook. Não dói tanto, mas alguma coisa ainda está errada. Afinal de contas, você não é um ser humano com evolução espiritual a ponto de entender ainda o porquê de vocês não terem dado certo. Ela diz que é a vida. Você ainda discorda.

As gavetas foram fechadas e as chaves foram entregues ao seu melhor amigo. Você não abre mais, não chora mais, não sente mais se ninguém tocar na ferida. Você até consegue encontrá-la naquele barzinho, meio que por acaso, meio que por provação. Dá um oi tímido enquanto se senta numa mesa no canto e fica assistindo a felicidade dela. O que ele tem que eu não tenho ou por que ele e não eu? São as perguntas que você se faz enquanto se pergunta se ela realmente te amou. Você tem estado confuso, tem dias em que pensa nela, em que pensa no que aconteceu há meses. Tem dias em que não tem tempo nem vontade de lembrar. No final da noite, depois de vê-la dando um beijo nele sem cerimônias, você levanta e paga a conta. Sai do bar com um sorriso no rosto. Ela está bem de verdade. Chegou a hora de você ficar também.

Fase III –My Sweet Song

Acabou. E caiu a ficha inteira pra você agora. Era uma coisa e não é mais. Era a sua doce canção, que não é tão mais doce assim. Você já consegue se apaixonar por aquela menina com o laço laranja na cabeça enquanto acha graça da timidez dela. Você já consegue falar com os amigos sobre o casamento dela sem se incomodar. Você já consegue fazer até brincadeiras sobre como vocês dois eram. Mesmo que em alguns momentos você ainda pense que poderia ter sido pra sempre. Você pensa, sorri, ri mais um pouco e deixa pra lá.

A melodia agora toca diferente. Você se dá conta de que não foi feita pra você. Talvez, até tivesse sido feita, mas as suas notas não combinavam com ela. Nem a sua maneira de querer viver a canção. Você está livre para procurar por outras canções, talvez mais adequadas ao que você gosta de escutar, talvez totalmente diferente e, por isso mesmo, tão adequadas ao que você necessita. Foi o tempo que passou, foram as novas aventuras da vida que curaram. Está ali, intocado. E agora é vez de aproveitar o sol que tá rolando lá fora, de aproveitar o que a vida tem de novo pra oferecer. É hora, talvez, de quebrar a cara de novo. Mas o mais importante é que agora é hora de se permitir mais uma vez. Melhor que continuar estagnado é continuar. Custe o que custar.

Gostou do texto? Compartilhe!

Deixe Um Comentário -

  1. Mel 14 de novembro de 2011 at 7:51 am

    Na primeira fase os domingos se tornam os piores dias da semana e você passa a amar a segunda-feira. Na segunda fase o domingo se torna suportável e compensa a festa da sexta. Na terceira fase o domingo volta a ser domingo e você volta a odiar a segunda-feira. :)

    • Mariana 14 de dezembro de 2012 at 5:07 pm

      falou tudoo moça

  2. Nath 14 de novembro de 2011 at 12:26 pm

    A mais pura verdade. As pessoas se fecham e fica cada vez mais dificil deixar alguém se aproximar…

    Parabéns Dan.

  3. Ana Paula Ferreira 14 de novembro de 2011 at 12:54 pm

    Aiai queria saber como ele realmente sabe explicar todas essas coisa, pois reaalmente tudoo realidade!!!!!

  4. Michelle 17 de novembro de 2011 at 8:35 pm

    ahhh eu ainda estou na primeira fase… =/ mas tenho esperança q logo logo chega a terceira!!! adorei essa indicação! o/

  5. Jamile Mamed 24 de janeiro de 2012 at 6:08 pm

    “A melodia agora toca diferente. Você se dá conta de que não foi feita pra você. Talvez, até tivesse sido feita, mas as suas notas não combinavam com ela. Nem a sua maneira de querer viver a canção.” Uma comparação simples e profunda que no meu caso, veio no momento certo. Parabéns.

  6. Bel 1 de abril de 2012 at 10:08 pm

    Me reconheci no seu texto. Foi exatamente assim minha fase pós-namoro!! Até a coisa de guardar em caixa eu fiz. Parabéns por mais um texto tão incrível!

  7. Micaelly 2 de abril de 2012 at 4:32 pm

    Segunda fase ainda ahsuahsuahsas
    pareceu que eu estava escrevendo sobre a primeira, quase senti tudo de novo.. muito bom o texto ^^
    E que venha a terceira fase o//

  8. Ludmila 3 de abril de 2012 at 3:36 pm

    Texto para auto estima! But I like !

  9. Ana (@AnitaPassos) 6 de abril de 2012 at 5:16 pm

    A primeira fase é a mais difícil e mais passível de recaídas.Se não tiver controle você recai e não sai da primeira fase nunca.

    Ótimo texto e muito verdadeiro.

  10. Priscila Góes 3 de maio de 2012 at 5:30 pm

    é, pior quando está quase saindo da primeira e recai, aí se arrasta até a segunda fase, praticamente, e a terceira chega com mais demora por conta das feridas que ainda estão vivas.

    Show de texto, Dani!

  11. Hannah 9 de junho de 2012 at 1:47 pm

    Sabe quando você se enxerga perfeitamente em um texto? rs Foi bem isso. Parabéns. Virei fã e tenho lido todos os seus textos. Parabéns mesmo Daniel. #terceirafasemodeon

  12. Jaqueline 27 de julho de 2012 at 7:58 am

    Estou extremamente fascinada com os seus textos, lindíssimos. Parabéns Daniel, muito sucesso!

    • Jaqueline 27 de julho de 2012 at 7:59 am

      Jaqueline :
      Estou extremamente fascinada com os textos, lindíssimos. Parabéns Daniel, muito sucesso!

  13. Priscilla santa'anna 19 de setembro de 2012 at 4:02 pm

    Nossa… que texto incrivel :D

  14. keilla cristina 29 de setembro de 2012 at 1:28 am

    muito bom texto
    tava mesmo precisando disso
    me ajudou bastante
    obrigada
    sucesso
    parabéns

  15. Noemi Zein Telles 21 de outubro de 2012 at 11:50 am

    Gostei bastante do post! Interessante como organizou os estados e as músicas são as melhores!

    Também resolvi escrever um pouco sobre a fossa amorosa no meu blog! E chamei uma amiga pra contar de forma divertida as fases dela.

    Fica a dica pra quem se interessar! Crônica “Bora pra fossa!”
    http://dicas-e-tudomais.blogspot.com.br/2012/10/dica-do-dia-bora-pra-fossa-auto-cronica.html

  16. Régia 29 de outubro de 2012 at 9:45 am

    adorei

  17. Angel Emazaky 5 de novembro de 2012 at 8:30 pm

    ta sendo um inferno viver sem ele,parece que pra onde eu olho não ha mais saídas.Eu durmo sentindo sua falta e acordo procurando ele,isso é terrivel,passo a me lenbrar da risada dele quando ele ia contar histórias de sua vida.Ele me deixou,mas naum perdei a vontade de viver.Bjos

  18. brisabella 19 de dezembro de 2012 at 6:16 pm

    acho que sou uma de suas maiores fãs rs
    vi que você perguntou no twitter que tipo de textos queremos e aproveitando o titulo deste gostaria que você escrevesse sobre como é mais fácil esquecer um amor, com a “ajuda” de um outro, novinho em folha! obrigada, beijos

  19. Taty M. 19 de dezembro de 2012 at 8:22 pm

    Não achei que você errou, talvez porque no meu caso foi exatamente assim. Lindas palavras, adorei as metáforas.
    Amei teu texto, guri. É óbvio.

  20. Luis Eugenio 19 de dezembro de 2012 at 8:55 pm

    Reconheço que estou na primeira fase….e tá foda sair dela…. parece que não saio da primeira fase….não sei o que fazer, está tudo tão difícil, parece clichê o que vou falar…mas nunca mais irei casar….. não acredito em casamento mais, amor existe?

  21. Jaqueline 9 de janeiro de 2013 at 12:20 am

    Ainda na primeira fase…

  22. Ana Carolina 8 de maio de 2013 at 11:12 pm

    Li uma vez. Parei, refleti. Li a segunda vez. Parei, refleti mais um pouco. Li a terceira vez e desisti de refletir. Rs.

    Um dia li um texto, não sei se foi daqui, mas acredito que sim. E nele falava sobre o tempo que cada fase dura. Mas não sei se isso é uma regra, sabe?

    Namorei por muitos anos, e tinha a certeza absoluta que era o amor da minha vida. E hoje, depois de 1 ano e 08 meses do término, eu ainda me vejo na fase 01 em alguns momentos, em outros na 02 e na 03 também.

    Não acho que isso nunca irá passar, Deus o livre disso acontecer. Mas ainda dói como se estivesse no estágio 01. Não todos os dias, lógico. Mas ainda dói. Não sei se daria um sorriso tímido pra ele em algum encontro casual, em algum bar da cidade. Principalmente se ele estivesse acompanhado. Rs!

    Mas acho que nunca vivi uma fase de cada vez, sabe? Não fiquei trancada em casa, nem fiquei me lamentando pro travesseiro por um mês inteiro. Foi uma mistura de fase 01,02 e 03. Assim como a mistura de sentimento, que sempre é muito intensa.

    Nossa, falei demais!
    Mas adorei o texto, é bom saber que tem gente que já passou por tudo isso e hoje está bem e que tem a coragem de quebrar a cara novamente!

    • Gustavo 3 de julho de 2014 at 2:01 pm

      Muito bom o texto, mas eu também transito entre as três, como você comentou.

  23. juliana 15 de agosto de 2013 at 10:47 pm

    LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre FSB de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que clcn venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele clcn não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma

  24. Quézia 21 de novembro de 2013 at 1:52 pm

    “Ela está bem de verdade. Chegou a hora de você ficar também…

    Acabou. E caiu a ficha inteira pra você agora. Era uma coisa e não é mais. Era a sua doce canção, que não é tão mais doce assim…

    A melodia agora toca diferente. Você se dá conta de que não foi feita pra você…

    É hora, talvez, de quebrar a cara de novo. Mas o mais importante é que agora é hora de se permitir mais uma vez. Melhor que continuar estagnado é continuar. Custe o que custar…”

  25. Rafaelo 22 de dezembro de 2013 at 7:53 am

    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes). Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que desenterre (RSF) de onde estiver ou com quem estiver e faça ele me telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (RSF) venha para MIM , afaste todas aqueles que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele (RSF) não pense mais nos outros, mas somente em MIM. Que ele me telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém!). Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençor e sua vida não será mais a mesma LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas, funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS!

  26. Sabrina 26 de dezembro de 2013 at 9:39 am

    Ainda estou na primeira fase e tenho certeza de que é a pior de todas, os textos são extremamente profundos e tocantes, quando os-li senti ter encontrado as palavras certas pra descrever a fase ruim. Não é a primeira vez que me sinto assim, e já me acostumei com essa dor o que é errado tenho um conselho a todas aquelas que sofrem ou já sofreram por amor. Nunca desista de tentar ser feliz, mesmo que isso acabe com você as vezes e inumeras tentativas sejam em vão no começo. Não pode se acomodar com o que incomoda pois isso faz um mal dobrado.

  27. Loranny Cruz 5 de julho de 2014 at 7:18 pm

    Passei por todas essas fases, é exatamente desse jeito . É como aquele antigo clichê, tudo passa!
    Beijos amei o texto ♡